Olá,

Visitante

Saúde Mental em Foco

INTRODUÇÃO: De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. E a partir desse conceito, que para nós é completo, desenvolvemos este projeto que foca no tratamento da saúde mental de nossos pacientes, de forma que este seja efetivo a ponto de tornar esses indivíduos aptos a contribuir com sua comunidade, dar qualidade de vida a essas pessoas (e seus familiares) que são muitas das vezes “invisíveis” para a comunidade em que estão inseridos, tornando possível a reinserção desses. Além de trazer a Equipe de Saúde da Família para dentro desse processo, onde os profissionais que não são psiquiatras ou não tenham especialização em saúde mental, mas lidam com a comunidade, tenham algum tipo de informação que permita diagnosticar precocemente distúrbios e problemas, para encaminhar adequadamente essas patologias.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Dar qualidade de vida aos pacientes e suas famílias

CONCLUSÕES: A saúde mental interfere mais no estado físico do que podemos imaginar. Entendendo isso, se faz necessário a mudança de se fazer saúde mental e da forma de atuar dos profissionais das equipes de saúde da família. Como parte importante nesse processo, a família é de fundamental participação, fortalecendo o elo com a equipe e com a comunidade, pois é no seio familiar onde acontecem as dinâmicas e os conflitos.As pessoas perceberão que doença mental não é coisa de alguns poucos, mas sim um problema de todos, que todos estão sujeitos. As pessoas não terão mais vergonha da doença mental. A doença mental então deixará de ser discriminada.

Principal

Ercelyda Costa Ribeiro Vieira

elydaribeiro@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Feira Nova do Maranhão

Maranhão

Nordeste

Instituição

Av. Jerônimo de Albuquerque, Casa do Trabalhador S/N, Calhau

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Terapia de Purificação okada
Ceará
Práticas
Meditação Como Pratica Integrativa e Complementar em Saúde Aos Estudantes da Ufj. Projeto de Pesquisa e Extensão
Goiás
Práticas
Protocolo de Retirada Gradual dos Inibidores da Bomba de Prótons (Omeprazol) Através do Uso de Maytenus Ilicifolia M. Ex R. (Espinheira-Santa)
Santa Catarina
Práticas
Registro de Espécies Medicinais do Horto Medicinal do Programa Farmácia Viva no Site Splink.Org Como Garantia de Qualidade e Rastreabilidade, São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Processo de Instituição da Lei Nº4064 de 08 de Maio de 2019 Que Cria o Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Município de São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics): Referência em Práticas Integrativas no SUS de São Bento do Sul, Sc.
Amazonas
Práticas
Estruturação do Laboratório de Produção de Droga Vegetal do Programa Farmácia Viva de São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Impacto da Lei Municipal de Práticas Integrativas e Complementares no Número de Atendimentos com Pics em São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
A Terapia Comunitária Integrativa no Enfrentamento À Pandemia: uma Rede on-Line de Apoio Solidário.
Rio de Janeiro
Práticas
Fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Municipio de Guarulhos: Danças Circulares Como Estrátegia de Promoção À Saude.