Olá,

Visitante

Saúde Mental em Foco

INTRODUÇÃO: De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. E a partir desse conceito, que para nós é completo, desenvolvemos este projeto que foca no tratamento da saúde mental de nossos pacientes, de forma que este seja efetivo a ponto de tornar esses indivíduos aptos a contribuir com sua comunidade, dar qualidade de vida a essas pessoas (e seus familiares) que são muitas das vezes “invisíveis” para a comunidade em que estão inseridos, tornando possível a reinserção desses. Além de trazer a Equipe de Saúde da Família para dentro desse processo, onde os profissionais que não são psiquiatras ou não tenham especialização em saúde mental, mas lidam com a comunidade, tenham algum tipo de informação que permita diagnosticar precocemente distúrbios e problemas, para encaminhar adequadamente essas patologias.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Dar qualidade de vida aos pacientes e suas famílias

CONCLUSÕES: A saúde mental interfere mais no estado físico do que podemos imaginar. Entendendo isso, se faz necessário a mudança de se fazer saúde mental e da forma de atuar dos profissionais das equipes de saúde da família. Como parte importante nesse processo, a família é de fundamental participação, fortalecendo o elo com a equipe e com a comunidade, pois é no seio familiar onde acontecem as dinâmicas e os conflitos.As pessoas perceberão que doença mental não é coisa de alguns poucos, mas sim um problema de todos, que todos estão sujeitos. As pessoas não terão mais vergonha da doença mental. A doença mental então deixará de ser discriminada.

Principal

Ercelyda Costa Ribeiro Vieira

elydaribeiro@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Feira Nova do Maranhão

Maranhão

Nordeste

Instituição

Av. Jerônimo de Albuquerque, Casa do Trabalhador S/N, Calhau

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Educação em Saúde, Cultura e Ambiente Como Estratégia para a Implantação da Fitoterapia na Atenção Básica do Município de São Francisco do Conde-Bahia
Bahia
Práticas
Relato do Processo de Implantação de Protocolo de Fitoterápicos Municipal no Município de Vera Cruz do oeste, Brasil
Paraná
Práticas
Projeto Farmácia Viva
Piauí
Práticas
Gestão das Pics: Instrumento de Avaliação Como Indicador de Efetividade e Consolidação na Aps.
Santa Catarina