Olá,

Visitante

Saúde do homem e o esporte

Exercícios físicos estão cada vez mais associados à melhoria da qualidade de vida. Entretanto, apesar dos benefícios, os homens tornam-se sedentários em função de sua vida cotidiana, contribuindo com o surgimento de várias doenças. O município de Sena Madureira implantou em 11 Unidades Básicas de Saúde o Programa Saúde do Homem, em horários alternativos, o que vem dando certo, pois a fidelização do homem a sua Estratégia Saúde da Família (ESF) é de grande importância para a prevenção dos agravos. O esporte aliado à saúde do homem surge da ideia de interação do homem com sua comunidade, bem como através do esporte é possível evitar o sedentarismo da população. A estratégia de formar um grupo de homens de várias comunidades, principalmente Rural e Ribeirinha, vem dando certo, uma vez que já realizamos 04 campeonatos nas localidades de Joaquim de Matos, Cazumbá, Boca do Caeté e uma grande final no Estádio Marreirão em Sena Madureira, em parceria com a iniciativa privada local que apoiou a realização dos eventos.

Fortalecer o vínculo do homem, sua família e a APS, com uso da educação em saúde, transformando sua realidade • Criar subsídios para as equipes de saúde ampliarem a linha de cuidado na Atenção Básica • Usar o esporte como meio de redução do sedentarismo. As atividades são desenvolvidas pelas equipes de saúde, disponibilizando atendimentos em horário alternativo, a partir das 17 horas. Destacam-se as atividades educativas, realização dos testes rápidos, atendimento médico e outras ações. Para uma aproximação maior dos homens e aumento da cobertura dos serviços, foi realizada parceria com a Secretaria de Esporte e Cultura que disponibiliza profissionais para organização dos jogos, e é escolhida uma comunidade vinculada a uma Unidade de Saúde, onde através dos ACS e das rádios locais é feito divulgação prévia que a Equipe de Saúde estará oferecendo atendimentos. Durante a realização do evento, para participação nos jogos é condição a realização dos testes rápidos pelos homens e seus familiares.

Em relação aos anos anteriores, destaca-se o empenho das equipes em relação à oferta de atendimento em horários alternativos e as ações de saúde realizadas em comunidades da zona urbana e rural em parceria com o esporte. Dentre os atendimentos, destacam-se em 2018: atendimento de enfermagem: 3.992. Testes rápidos realizados: 5.826. Atendimento médico: 1.534. Atendimentos Odontológicos: 257 • Vacinas: 28. Solicitação de exames: 475. Participação em atividades educativas: 995. Distribuição de material educativo: 3.000. Outros: fidelização com sua unidade descrita. Aumento da realização do pré-natal do parceiro. Envolvimento dos homens nos cuidados relacionado à sua saúde, o uso do esporte está cada vez mais presente em Sena Madureira, voltados para os homens, visando implementar o referido programa. O campo de promoção da saúde voltado para iniciativas comunitárias reconhece que melhorias nas condições de saúde e qualidade de vida do homem pressupõe uma visão integrada das políticas públicas e sociais e, com isso, uma aproximação desse público aos serviços de saúde através do esporte e da oferta de atendimentos em horários alternativos.

Principal

Antonio de Abreu Firmino

abreubb5@hotmail.com

Coautores

Maria Luzia Marinho de Figueiredo, Jaksamea Teixeira Celestino, Elane dos Santos Pessoa

A prática foi aplicada em

Sena Madureira

Sena Madureira

Sena Madureira

Sena Madureira

Sena Madureira

Sena Madureira

Sena Madureira

Acre

Norte

Esta prática está vinculada a

R. Padre Egídio, 1, Sena Madureira - AC, 69940-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Daniel Herculano Filho

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

21 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto interagir sorrindo
Rio de Janeiro
Práticas
Atendimento aos autistas no município de Itaperuna: uma abordagem interdisciplinar e inclusiva
Rio de Janeiro
Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento e no cotidiano dos pacientes com Fibromialgia de Itatiaia-RJ
Rio de Janeiro