Olá,

Visitante

São Gonçalo do Amarante unido contra a dengue

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIASensibilizar e envolver a população para a prevenção à dengue no município de São Gonçalo do Amarante. Reduzir e controlar os índices de infestação predial

O projeto São Gonçalo do Amarante unido contra a Dengue, de iniciativa da prefeitura de São Gonçalo do Amarante ( RN), surgiu a partir do entendimento da administração municipal de que a problemática da dengue tem origem multifatorial, e para seu controle é preciso adotar estratégias de enfrentamento intersetoriais, pois, as variáveis que englobam este problema de saúde pública perpassam o Setor Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde, considerando as diretrizes nacionais para prevenção e controle da dengue, atua na Assistência à Saúde, Vigilância Epidemiológica dos casos, no Controle Vetorial, na comunicação, educação e mobilização e mobilização social e, juntamente, com a Secretaria Municipal de Educação formularam e são responsáveis pelo referido projeto. O projeto São Gonçalo unido contra a dengue vem sendo executado desde 2010 e tem como uma de suas metas promover a integração entre os órgãos da esfera municipal, envolvendo nesta ação a Secretaria de Saúde, Secretaria de educação, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Cultura, Departamento Municipal de Trânsito e banda Municipal que atuam de modo integrado e articulado com o objetivo principal de sensibilizar as comunidades sobre a dengue e a importância da prevenção e controle desta doença.

Devido às características do projeto, ele possui aplicabilidade nacional, ressalvadas as peculiaridades regionais, locais e socioculturais. Os impactos produzidos forma significativos para a redução de ocorrência dos casos de dengue e dos índices de Infestação predial pelo mosquito em São Gonçalo do Amarante, destacando-se no controle da doença entre os municípios da Grande Natal.Conclui-se que o projeto tem aplicabilidade e gera resultados imediatos na comunidade onde está sendo promovido, já que se conseguiu diminuir o índice de infestação predial e o índice de pessoas acometidas pelo vírus da dengue. Além de garantir uma maior participação da comunidade nos assuntos que interferem diretamente na saúde da população, ressaltando o envolvimento das escolas na articulação e mobilização da população, contribuindo significativamente nos resultados positivos gerados pelo projeto.

Principal

Márcia Maria Soares de Oliveira

A prática foi aplicada em

São Gonçalo do Amarante

Rio Grande do Norte

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Alexandre Cavalcanti, 3111 – Centro Administrativo de SGA

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Márcia Maria Soares de Oliveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

18 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba
Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba
Práticas
Acolhimento e seguimento intersetorial às crianças e adolescentes vítimas de violências
Paraíba
Práticas
Estudo das infecções do trato urinário na população de Queimadas (PB) atendida pelo SUS
Paraíba