Samuzinho em São Luís: ações educativas para alunos da rede pública de ensino

Objetivo geral: demonstrar as ações educativas para alunos da rede pública de ensino orientando sobre cidadania, responsabilização e aprendendo a realizar treinamento em situações de urgência e emergência em São Luís (MA). Metodologia: As ações educativas realizadas aproximam a comunidade ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) , o relato é descritivo e explicativo, com abordagens qualitativas e quantitativas, as atividades são voltadas para crianças e professores do 6º ao 9º ano do ensino público. Aplicação metodológica do programa nas escolas da rede pública de ensino consiste em: Trabalhar a conscientização (equipe multidisciplinar) do público-alvo através de palestras educativas nas escolas, onde são abordados temas previamente escolhidos sobre o SAMU 192 de maneira geral (o que é, como funciona, como são as ambulâncias, quando acionar, orientações telefônicas, como os trotes prejudicam o serviço, etc.).

O programa Samuzinho em São Luís teve a iniciativa de esclarecer as crianças e professores do 6º ao 9º ano sobre como funciona o atendimento realizado pelo SAMU e quando se deve acioná-lo. Pretende-se, assim, desenvolver o senso de responsabilidade e de cidadania formando multiplicadores desse conhecimento. A população, de maneira geral, não sabe de fato qual é o tipo de atendimento que o SAMU realiza, e não sabe diferenciar os casos de urgência e emergência de outras situações, acionando o 192 para todos os casos, dificultando a rapidez nos casos realmente necessários. Relacionada a essa problemática está a situação dos falsos avisos (trotes), que deslocam ambulâncias de forma desnecessária para determinados locais, desviando-as, assim, de pacientes que realmente necessitam. O núcleo de educação em urgência é o setor do SAMU regulamentado pela Portaria GM nº 2.048, organizado como espaço de formação institucional, capacitação e educação.

Tendo em vista a importância do SAMU 192 para a comunidade escolar e sociedade de um modo geral, o programa visa esclarecer sobre o funcionamento e contribuir com o conhecimento em relação a práticas e manobras básicas em urgência e emergência, voltadas às crianças e aos professores do 6º ao 9º ano dentro das escolas, assim, divulgando o trabalho do SAMU 192, conscientizando a população sobre os tipos de atendimentos realizados pelo SAMU 192.

Principal

Carla Priscila Mendes Barros

Coautores

Carla Priscila Mendes Barros

A prática foi aplicada em

São Luís

Maranhão

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

08 ago 2016

CADASTRO

27 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas