Olá,

Visitante

Samuzinho em São Luís: ações educativas para alunos da rede pública de ensino

Objetivo geral: demonstrar as ações educativas para alunos da rede pública de ensino orientando sobre cidadania, responsabilização e aprendendo a realizar treinamento em situações de urgência e emergência em São Luís (MA). Metodologia: As ações educativas realizadas aproximam a comunidade ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) , o relato é descritivo e explicativo, com abordagens qualitativas e quantitativas, as atividades são voltadas para crianças e professores do 6º ao 9º ano do ensino público. Aplicação metodológica do programa nas escolas da rede pública de ensino consiste em: Trabalhar a conscientização (equipe multidisciplinar) do público-alvo através de palestras educativas nas escolas, onde são abordados temas previamente escolhidos sobre o SAMU 192 de maneira geral (o que é, como funciona, como são as ambulâncias, quando acionar, orientações telefônicas, como os trotes prejudicam o serviço, etc.).

O programa Samuzinho em São Luís teve a iniciativa de esclarecer as crianças e professores do 6º ao 9º ano sobre como funciona o atendimento realizado pelo SAMU e quando se deve acioná-lo. Pretende-se, assim, desenvolver o senso de responsabilidade e de cidadania formando multiplicadores desse conhecimento. A população, de maneira geral, não sabe de fato qual é o tipo de atendimento que o SAMU realiza, e não sabe diferenciar os casos de urgência e emergência de outras situações, acionando o 192 para todos os casos, dificultando a rapidez nos casos realmente necessários. Relacionada a essa problemática está a situação dos falsos avisos (trotes), que deslocam ambulâncias de forma desnecessária para determinados locais, desviando-as, assim, de pacientes que realmente necessitam. O núcleo de educação em urgência é o setor do SAMU regulamentado pela Portaria GM nº 2.048, organizado como espaço de formação institucional, capacitação e educação.

Tendo em vista a importância do SAMU 192 para a comunidade escolar e sociedade de um modo geral, o programa visa esclarecer sobre o funcionamento e contribuir com o conhecimento em relação a práticas e manobras básicas em urgência e emergência, voltadas às crianças e aos professores do 6º ao 9º ano dentro das escolas, assim, divulgando o trabalho do SAMU 192, conscientizando a população sobre os tipos de atendimentos realizados pelo SAMU 192.

Principal

Carla Priscila Mendes Barros

Coautores

Carla Priscila Mendes Barros

A prática foi aplicada em

São Luís

Maranhão

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

São Luís, MA

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

08 ago 2016

e atualizada em

27 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Atendimento aos autistas no município de Itaperuna: uma abordagem interdisciplinar e inclusiva
Rio de Janeiro
Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento e no cotidiano dos pacientes com Fibromialgia de Itatiaia-RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Saúde Aqui: relato de experiência
Tocantins