Olá,

Visitante

Sala de Situação em Saúde Como Ferramenta de Apoio À Gestão

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: : A Sala de Situação em Saúde tem sido utilizada como forma de monitorar e avaliar situações de acompanhamento da assistência e ou dos serviços, com o objetivo de subsidiar a gestão para o planejamento e tomada de decisões. Entre outros objetivos, o de maior relevância é a demonstração da qualidade e efetividade da atuação do SUS Curitiba, fornecendo referencial para projeções e inferências setoriais.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Os itens monitorados foram escolhidos em consonância com as prioridades definidas pela gestão. São utilizados sistemas nacionais como SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), SINASC (Sistema de Informação de Nascidos Vivos), SIM (Sistema de Informação de Mortalidade), e sistemas locais como BI (Business Intelligence Epidemio), Sistema 156 (Ouvidoria), Prontuário eletrônico (e-Saude). Os dados são compilados, trabalhados e combinados entre si em planilhas do programa Microsoft Excel®, gerando gráficos e tabelas. Estas figuras são agregadas em um único arquivo do programa Microsoft Power Point®, recebendo a denominação de Painel de Monitoramento. As informações produzidas, por meio de painéis e alertas, são enviadas para os diversos setores da SMS envolvidos nos itens monitorados.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: A coleta de dados é realizada por meio da agregação de informações em diversos sistemas, organizados de forma a transmitir significado e compreensão, possibilitando o olhar ampliado sobre uma situação. Por exemplo, na mortalidade materna e infantil, além do número de óbitos e da taxa de mortalidade são monitorados a atenção realizada à gestante e a criança nos diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), os encaminhamentos da gestante aos serviços de maior complexidade, os internamentos das gestantes e dos recém-nascidos. Os Painéis de Monitoramento construídos pela Sala de Situação são: Mortalidade Materna Infantil, Sífilis Congênita e seus fatores condicionantes, doenças crônicas (hipertensão e diabetes), Cobertura Vacinal, Urgência e Emergência (monitoramento dos atendimentos realizados nos setores das Unidades de Pronto Atendimento – UPAs), Dengue e Doenças Respiratórias.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: A atualização dos dados é realizada, para a maioria das situações, semanalmente. Com esta periodicidade procura-se detectar informações que saiam do padrão ou cuja tendência indica uma piora do quadro, detectando assim antecipadamente estes casos, propiciando a tomada de decisão em tempo oportuno, provocando uma ação mais rápida.

A Sala de Situação em Saúde (SSS) da Secretaria Municipal de Saúde de Curitibabusca agregar dados de diferentes fontes, transformando-os eminformações, visando o monitoramento de situações de saúde que sejam estratégicas e/ou que se apresentem como dificuldades para o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Curitiba. É uma forma de potencializar o uso dos dados, convertidos em informação. Além disso, é utilizada para situações de crise que necessitem de monitoramento intensivo por determinado período de tempo, de modo que as situações monitoradas sejamacompanhadas de forma permanente ou por umperíodo definido ou até a sua resolução .

Novas possibilidades devem ser exploradas, como a integração dos sistemas de informação, possibilitando uma informação mais dinâmica e otimização dos recursos disponíveis. Ainda assim, como inicialmente proposto, a SSS já se tornou um importante instrumento para auxiliar o planejamento, tomada de decisões e gestão dos problemas de saúde pública.

Principal

Sandra Duran Otero, Cristiane Yumi Nakamura

sotero@sms.curitiba.pr.gov.br

A prática foi aplicada em

Curitiba

Paraná

Sul

Instituição

Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Sandra Duran Otero, Cristiane Yumi Nakamura

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

13 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Teste: verificando o recurso de emissão de certificados
Todos os Estados (Sudeste)
Práticas
Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações
Paraíba
Práticas
Implantação e ampliação de Serviço Especializado em município do sertão da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro
Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no Município de mendes.
Rio de Janeiro