Olá,

Visitante

Resgate da Autoestima – oficinas de Autocuidado com Servidores da Prefeitura Municipal de Londrina – Paraná

Oficinas são realizadas sempre nas sextas-feiras no auditório da POLICLINICA e, nas UBS quando a equipe fecha a unidade para reunião mensal, dando oportunidade dos servidores que cuidam de tantos pacientes e, até mesmo, cuidam de outros servidores, terem um espaço para si. O ambiente acolhedor, as dinâmicas/vivências aplicadas, seguidas após da partilha e de uma roda de Terapia Comunitária Integrativa, tem demonstrado que todos se sentem mais valorizados.Sabemos que a saúde não é apenas a ausência da doença, mas um bem estar físico, mental e social. Assim, nossa prefeitura investe no bem estar de seus servidores (as), com o objetivo de promover saúde e prevenir doenças. Além dessas OFICINAS DE AUTOCUIDADO, a Terapia Comunitária Integrativa foi reconhecida pelo Ministério da Saúde em 2004 como uma estratégia para atendimento dentro do programa da Estratégia Saúde da Família, por ser uma forma de atendimento de baixo custo e alto impacto no SUS, e, o Programa dentro da DAPS – Diretoria de Atenção Primária a Saúde, coordena as Rodas de Terapia Comunitária Integrativas que acontecem com os usuários dentro das UBS e nas demais Unidades de Saúde.

Através da DAPS –Diretoria de Atenção Primária à Saúde, o Programa de Terapia Comunitária Integrativa vem desenvolvendo desde 2014, as OFICINAS DE AUTOCUIDADO, onde o intuito é resgatar a autoestima dos servidores municipais, bem como, aliviar o estresse que a carga diária do trabalho acaba acumulando em cada um.

O servidor municipal deve ser capacitado para entender que não precisa ser “Salvador da Pátria”. Os projetos das Oficinas de Autocuidado e as Rodas de Terapia Comunitária, tem o objetivo de Cuidar do Cuidador dentro da esfera pública,criando a consciência de que, se somos parte do problema, também somos parte da solução! Este processo é alcançado e chega até a população que, ao ser atendida por um funcionário mais acolhedor, atencioso e calmo, nota a diferença. Como o princípio da química: “Toda ação gera uma reação!”

Principal

Jucelei Pascoal Boaretto

jucelei_pb@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Londrina

Paraná

Sul

Instituição

Av. Theodoro Victorelli, nº 103

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Jucelei Pascoal Boaretto

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
A educação permanente dos profissionais de enfermagem como estratégia no enfrentamento à dengue
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba
Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba