Olá,

Visitante

Resgate da Autoestima – oficinas de Autocuidado com Servidores da Prefeitura Municipal de Londrina – Paraná

Oficinas são realizadas sempre nas sextas-feiras no auditório da POLICLINICA e, nas UBS quando a equipe fecha a unidade para reunião mensal, dando oportunidade dos servidores que cuidam de tantos pacientes e, até mesmo, cuidam de outros servidores, terem um espaço para si. O ambiente acolhedor, as dinâmicas/vivências aplicadas, seguidas após da partilha e de uma roda de Terapia Comunitária Integrativa, tem demonstrado que todos se sentem mais valorizados.Sabemos que a saúde não é apenas a ausência da doença, mas um bem estar físico, mental e social. Assim, nossa prefeitura investe no bem estar de seus servidores (as), com o objetivo de promover saúde e prevenir doenças. Além dessas OFICINAS DE AUTOCUIDADO, a Terapia Comunitária Integrativa foi reconhecida pelo Ministério da Saúde em 2004 como uma estratégia para atendimento dentro do programa da Estratégia Saúde da Família, por ser uma forma de atendimento de baixo custo e alto impacto no SUS, e, o Programa dentro da DAPS – Diretoria de Atenção Primária a Saúde, coordena as Rodas de Terapia Comunitária Integrativas que acontecem com os usuários dentro das UBS e nas demais Unidades de Saúde.

Através da DAPS –Diretoria de Atenção Primária à Saúde, o Programa de Terapia Comunitária Integrativa vem desenvolvendo desde 2014, as OFICINAS DE AUTOCUIDADO, onde o intuito é resgatar a autoestima dos servidores municipais, bem como, aliviar o estresse que a carga diária do trabalho acaba acumulando em cada um.

O servidor municipal deve ser capacitado para entender que não precisa ser “Salvador da Pátria”. Os projetos das Oficinas de Autocuidado e as Rodas de Terapia Comunitária, tem o objetivo de Cuidar do Cuidador dentro da esfera pública,criando a consciência de que, se somos parte do problema, também somos parte da solução! Este processo é alcançado e chega até a população que, ao ser atendida por um funcionário mais acolhedor, atencioso e calmo, nota a diferença. Como o princípio da química: “Toda ação gera uma reação!”

Principal

Jucelei Pascoal Boaretto

jucelei_pb@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Londrina

Paraná

Sul

Av. Theodoro Victorelli, nº 103

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Jucelei Pascoal Boaretto

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Estágio na Comunidade: Ações de Educação em Saúde Realizadas na Comunidade Vale da Cachoeira no Municipio de Palmas/To
Tocantins
Práticas
Projeto Cuidar de Quem Cuida
Pará
Práticas
Reorganização da Atenção Primária do Município de Canaã dos Carajás- Pará, Através da Implantação do Acolhimento À Demanda Espontânea e Prontuário Eletrônico do Cidadão Integrado
Pará
Práticas
Educação em Saúde Ferramenta Primordial na Esf Hiperdia
Pará
Práticas
Linguinha solta assegurando um futuro saudável e sustentável
Goiás
Práticas
Incentivando o mais simples em busca de melhores resultados – aleitamento materno
Goiás
Práticas
Projeto Samu nas escolas – lei Lucas nas escolas da rede municipal de educação de São Luís
Maranhão
Práticas
Programa Saúde na Escola em Meio a Pandemia Covid-19: Experiência Exitosa em Benedito Novo – Sc
Santa Catarina
Práticas
Literacia para a Saúde na Puericultura odontológica: Experiência de Tele orientações na Aps.
Santa Catarina
Práticas
Impacto da Pandemia da Covid-19 na Educação Básica