Olá,

Visitante

Parcerias interinstitucionais com SUS de Coari (AM) como forma de melhoria da atenção primária em saúde

Como forma de melhoria da Atenção Primária em Saúde – APS, a ampliação e parcerias interinstitucionais com Universidades Públicas instaladas no Amazonas, tem sido pauta importante por parte da Gestão de Saúde local. Entre essas parcerias, podemos citar a inserção de Finalistas de Cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia tanto da Universidade Federal do Amazonas como da Universidade do Estado do Amazonas. Com a parceria em andamento com o SUS local, observamos um processo de participação ativa na formação de novos profissionais, onde os próprios profissionais da atenção primária em saúde, participam como preceptores, contribuindo com suas experiências e com a visão da realidade. O Projeto foi desenvolvimento durante todo o ano de 2015 e estende-se ao ano de 2016, onde regularmente o município vem recebendo alunos de graduação na etapa final que é o estágio rural de suas respectivas universidades.Com isso, no programa de cooperação técnica, os alunos participam entre outros, no apoio a melhoria do processo de trabalho das Unidades Básicas de Saúde, vinculados a Atenção Primária, bem como desenvolvem pesquisas de saúde pública, voltados para melhoria da qualidade da atenção. Além disso, regularmente, realizam seminários de treinamento para atualização dos profissionais vinculados a rede, bem como participam de uma extensa agenda de promoção de saúde nos bairros onde estão vinculados, bem como na difusão via ondas de rádio, além de participarem de ação de cidadania em bairros periféricos da cidade e áreas rurais distantes.

Coari é um município brasileiro do estado do Amazonas. A cidade está localizada no Rio Solimões entre o Lago do Mamiá e o Lago de Coari, distante da Capital Manaus, 360 km em linha reta. A cidade conhecida pela produção de petróleo e gás natural, que ocorre em uma região denominada de Urucu. A população estimada é de 82.209 habitantes. Com relação as características da área de saúde, segundo a SEMSA, o município oferece 12 Unidades Básicas de Saúde – UBS, distribuídos nos bairros mais antigos da cidade, 1(um) Hospital Regional com 85 leitos cadastrados.

A expectativa da Comissão de Integração Ensino – Serviço a Secretaria Municipal de Saúde é que com a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública de Educação e Saúde – COAPES, novas instituições possam desenvolver suas atividades de formação tendo como matriz a Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde de Coari, podendo ser um agente transformador da melhoria da qualidade das ações, sejam assistenciais, promoção ou de recuperação da saúde da população.

Principal

Ricardo dos Santos Faria

ricardocoari@gmail.com

A prática foi aplicada em

Coari

Amazonas

Norte

Esta prática está vinculada a

Estrada Coari Itapeua, nº 482 – Itamarati

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ricardo dos Santos Faria

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

03 jun 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
A educação permanente dos profissionais de enfermagem como estratégia no enfrentamento à dengue
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba
Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba