- Atenção Primária à Saúde
ELZA GESSIANE GUERRA DA SILVA
- 12 set 2024
Amapá
Como forma de melhoria da Atenção Primária em Saúde APS, a ampliação e parcerias interinstitucionais com Universidades Públicas instaladas no Amazonas, tem sido pauta importante por parte da Gestão de Saúde local. Entre essas parcerias, podemos citar a inserção de Finalistas de Cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia tanto da Universidade Federal do Amazonas como da Universidade do Estado do Amazonas. Com a parceria em andamento com o SUS local, observamos um processo de participação ativa na formação de novos profissionais, onde os próprios profissionais da atenção primária em saúde, participam como preceptores, contribuindo com suas experiências e com a visão da realidade. O Projeto foi desenvolvimento durante todo o ano de 2015 e estende-se ao ano de 2016, onde regularmente o município vem recebendo alunos de graduação na etapa final que é o estágio rural de suas respectivas universidades.Com isso, no programa de cooperação técnica, os alunos participam entre outros, no apoio a melhoria do processo de trabalho das Unidades Básicas de Saúde, vinculados a Atenção Primária, bem como desenvolvem pesquisas de saúde pública, voltados para melhoria da qualidade da atenção. Além disso, regularmente, realizam seminários de treinamento para atualização dos profissionais vinculados a rede, bem como participam de uma extensa agenda de promoção de saúde nos bairros onde estão vinculados, bem como na difusão via ondas de rádio, além de participarem de ação de cidadania em bairros periféricos da cidade e áreas rurais distantes.
Coari é um município brasileiro do estado do Amazonas. A cidade está localizada no Rio Solimões entre o Lago do Mamiá e o Lago de Coari, distante da Capital Manaus, 360 km em linha reta. A cidade conhecida pela produção de petróleo e gás natural, que ocorre em uma região denominada de Urucu. A população estimada é de 82.209 habitantes. Com relação as características da área de saúde, segundo a SEMSA, o município oferece 12 Unidades Básicas de Saúde UBS, distribuídos nos bairros mais antigos da cidade, 1(um) Hospital Regional com 85 leitos cadastrados.
A expectativa da Comissão de Integração Ensino – Serviço a Secretaria Municipal de Saúde é que com a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública de Educação e Saúde – COAPES, novas instituições possam desenvolver suas atividades de formação tendo como matriz a Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde de Coari, podendo ser um agente transformador da melhoria da qualidade das ações, sejam assistenciais, promoção ou de recuperação da saúde da população.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO