Olá,

Visitante

Resgatando as Coberturas Vacinais no Município de Poranga

Categoria não especificada

O presente texto apresenta as estratégias realizadas no município de Poranga-CE no que tange ao resgate e ao fortalecimento das coberturas vacinais. Destaca como uma das principais ações para ampliação e alcance da população prioritária a criação de uma Coordenação específica que tratasse exclusivamente das estratégias de coberturas vacinais visando um melhor acompanhamento dos indicadores inerentes a essa área. Reforça a relevância de tais coberturas como um importante indicador de saúde das populações e da qualidade da atenção dispensada pelos serviços. Aponta ainda que a fragmentação dos sistemas de informação sobre imunização (e-SUS, DATASUS, SIPNI) fragiliza de maneira significante a obtenção real dos resultados das coberturas vacinais nos municípios, propondo a unificação desses sistemas para a centralização em um único programa de modo a romper com esse gargalo tão presente na consolidação dos dados.

Ao longo do ano de 2022 com a mudança de Gestor da pasta de Saúde no município e a composição de uma nova equipe de Coordenadores, houve a ampliação do quadro de servidores com a contratação de novos profissionais da saúde, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, ACS entre outros. A criação de uma Coordenação Específica da Imunização para que tratasse exclusivamente das estratégias das coberturas vacinais visando um melhor acompanhamento dos indicadores inerentes dessa área, teve papel crucial para o avanço das coberturas vacinais antes defasadas.

Pensando em uma melhor forma de monitorar a vacinação em todos os territórios que compõem a Atenção Primária, foram criadas planilhas online com a identificação das crianças de 0 a 2 anos de cada unidade de saúde, para se ter uma melhor visualização e controle da vacinação dessa população prioritária. Tais planilhas possibilitam aos profissionais da unidade de saúde, assim como aos coordenadores que monitorem essas crianças, identificando atrasos na vacinação, assim como o repasse para os ACS das datas a serem avisadas aos pais para as crianças estarem recebendo o imunobiológico. Outras ações implementadas para melhoria das ações de imunização foram mentorias presenciais com as equipes da Atenção Básica, verificação de situação vacinal nos Centros de Educação Infantil através do Programa Saúde na Escola (PSE), e ainda vacinação em domicílio das crianças em situação de vulnerabilidade social. Todas essas ações atreladas a uma logística hábil e célere na distribuição e utilização dos imunobiológicos. As ações anteriormente mencionadas continuam sendo executadas no município de Poranga rotineiramente e ao serem analisadas desde o início da implementação, é possível visualizar um crescente aumento das coberturas vacinais através do DATASUS, sistema no qual é possível se fazer o comparativo com os anos anteriores. É importante ressaltar que apesar dos avanços, o desafio em busca de altas coberturas vacinais é árduo, requer tempo, profissionais capacitados, e um trabalho das equipes de forma integrado, para vacinar a população alvo, além de atuar no combate e desmistificação das diversas fake news que emergiram sobre as vacinas durante a pandemia da covid-19, em um período em que o negacionismo se fez muito presente no meio da população.

A fragmentação dos sistemas de informação sobre imunização (e-SUS, DATASUS, SIPNI) interfere de maneira significante na consolidação real dos resultados das coberturas vacinais e assim dificulta o alcance dos indicadores nos municípios. Dessa forma, espera-se que em um futuro não tão distante, haja a unificação desses sistemas para a centralização em um único programa capaz de fornecer aos municípios todas as informações sobre a vacinação.

Principal

RUTHE MARINHO CORREIA

Coautores

FERNANDO RODRIGUES LIMA, ISABEL CRISTINA RUFINO SOUSA

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro