Relato de experiência de implantação da ouvidoria em Aurora (CE): uma grande conquista

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A ouvidoria é um instrumento que ajuda o usuário a utilizar as ferramentas que serve de alicerce do SUS: universalidade, equidade, integralidade, participação popular e descentralização político-administrativa. Neste contexto, a ouvidoria viabiliza o diálogo com as diferentes instâncias de gestão, sendo assim o instrumento que o usuário utiliza para avaliação da qualidade dos serviços de saúde. Por isso é considerada como um marco no processo de democratização, e atua na busca da construção de um padrão de atenção ao cidadão, na acolhida através da escuta humanizada e a acessibilidade satisfatória. Visa dar resolutividade às ocorrências tentando resolver as demandas de maneira ágil e imparcial. A proposta deste trabalho consiste em relatar a experiência de implantação da ouvidoria e do cargo ouvidor no SUS, tendo como objetivos mediar conflitos, colaborar para um efetiva sintonia entre o cidadão e o gestor, mostrar transparência nos atos administrativos e ajudar na melhoria do serviço prestado. Vislumbrando essa conquista o município de Aurora-CE, utilizou como estratégia reunião entre o Gestor Municipal com toda a equipe de coordenadores da secretaria de saúde, somando-se as altas demandas centralizadas na ouvidoria Municipal, sendo assim existia a dificuldade de dar o retorno mais efetivo e direcionada à população. tivemos a iniciativa de incluir no cronograma municipal o cargo de Ouvidor SUS, o mesmo foi implantado após a aprovação do Conselho Municipal de Saúde em novembro de 2010, sendo aprovado o cargo de Ouvidor na Câmara de Vereadores e a lei sancionada em janeiro de 2011. Desta forma contratamos um profissional de nível superior na saúde que recebeu treinamento e participou de encontros articulados pela Secretaria de Saúde do Estado Ceará. Tendo agora o município de Aurora (CE) essa importante ferramenta vinculada a Política de Gestão Estratégica e Participativa do SUS, objetivando fortalecer em âmbito local, por meio de escuta qualificada do cidadão as ações prioritárias da comunidade. Contamos com um computador, passando a operacionazilar diretamente o Sistema Informatizado ouvidorSUS, tendo uma enorme agilidade em dar respostas a demanda de seus usuários sobre os seus direitos e deveres. Procuramos a partir desse momento, acolhermos o cidadão para recebermos críticas, denúncias, solicitações , sugestões e elogios sobre a prestação de serviço e assegurar transparências nas atividades realizadas na instituição, assegurando na gestão municipal de Aurora (CE) uma autêntica democracia participativa.

A ouvidoria é um instrumento que ajuda o usuário a utilizar as ferramentas que serve de alicerce do SUS: universalidade, equidade, integralidade, participação popular e descentralização político-administrativa.

Principal

Petrúcya Frazão Lira

Coautores

Petrúcya Frazão Lira

A prática foi aplicada em

Aurora

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Av. Antônio Ricardo - Centro, Aurora - CE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Petrúcya Frazão Lira

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

17 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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