Olá,

Visitante

Relato de Caso, Experiências Exitosas na Atenção Básica Frenectomia Lingual.

Frênulo lingual é uma membrana abaixo do ventre da língua curto. dificultando o recém-nascido a elevá-la para a pega correta no ato da amamentação, devido a demanda progressiva e sem ter onde referência las, foi observada na ubs em que realizo atendimento, bebês e crianças com alguns prejuízos na alimentação, alguns com perda de peso, mães que estavam desistindo de amamentação exclusiva, devido a injúria sofrida em seus mamilos, a irritabilidade dos seus bebês. e em algumas crianças maiores com alterações na fonética com idades escolares ,sendo prejudicada. Necessitando com tudo isso de uma equipe multiprofissional.gerando angústias aos paisUm dos motivos que tenho como profissional da saúde bucal, é a responsabilidade de intervir nestes casos, iniciando este trabalho na ubs boracea nos bebês.

Um dos principais problemas de não possuir na territorialização da Unidade Básica de Saúde, um local referenciado que realize tal procedimento, sendo que existe legislação na qual os Hospitais e Maternidades no Brasil desde 2014, recomendando a obrigatoriedade de realizar nos recém-nascidos o protocolo de avaliação de frênulo lingual, a ausência de tal procedimento em diversos locais, geram por consequência essa demanda na Atenção Básica. É comentado por mães que frequentam a U.B.S, quando seus partos são realizados nos finais de semanas, tem ausência de profissional para realizar o teste da linguinha São solicitadas a elas seu retorno ao hospital ou maternidade onde seus bebês nasceram, devido a distância e se convalescendo do pós parto, afirmando não retornar.Sendo uma ação de suma importância para uma criança crescer com seu desenvolvimento normal e boa qualidade.

Recomendaria para os cirurgiões e médicos das ubs, para que esta prática se torne rotineira, pois não é necessário tecnologia.Iniciando com as equipes da saúde da família, realizando a busca ativa, na recepção, os atendimentos médicos e de enfermagem,com avaliação na cavidade bucal para melhor avaliação clínica.e se diagnosticado tal problema, realizar ou encaminhar dentro da própria unidade de saúde, para a resolutividade, com o profissional apto

Principal

Shirlene Inácio da Silva Souza

shirleynacio@gmail.com

A prática foi aplicada em

São Paulo

São Paulo

Sudeste

Instituição

RUA BORACEA 270

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Shirlene Inácio da Silva Souza

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba
Práticas
V amostra Paraíba, aqui tem SUS
Paraíba
Práticas
Autonomia reprodutiva: empoderamento de mulheres em vulnerabilidade através da inserção do DIU
Paraíba
Práticas
Adote um sorriso: auto estima e saúde, buscar sorrisos felizes é nossa prioridade.
Paraíba
Práticas
Adesão às consultas de puericultura: uma intervenção na estratégia de saúde em Esperança – PB
Paraíba
Práticas
Descentralização do cuidado: levando as práticas de atividade física a população da zona rural
Paraíba
Práticas
Reterritorialização: desafios e avanços no município de Campina Grande-PB
Paraíba