Olá,

Visitante

Relato da Reorganização do Polo de oncologia de Cabo Frio – Rj.

Objetivando adequar os parâmetros físicos e financeiros nas ações de Oncologia deflagramos diversas frentes de atuação, tanto locais quanto regionais. O espaço da CIR/BL, como instancia regional de pactuação consensual, foi fortalecido e incrementou as atividades do município, através da criação da Comissão Regional de Oncologia. Esta Comissão foi formada por técnicos dos municípios que compõe a Câmara Técnica da CIR/BL e gestores. A Comissão se reúne, periodicamente, para realizar análise dos indicadores assistenciais e elaborar relatórios com indicação de encaminhamentos a serem adotados. No processo de reorganização dos dispositivos municipais e do Polo Regional de Oncologia destacamos a parceria e o apoio técnico das Superintendências Estaduais de Regulação e a de Atenção Especializada, Controle e Avaliação.Os estudos realizados e em fase de realização utilizam os sistemas de informação oficiais (SER e SISPPI) e os bancos de dados nacionais (IBGE e DATASUS) garantindo a transparência e fidedignidade dos resultados, pois todos os consolidados e respectivas análises subsidiam a tomada de decisão tanto da gestão local quanto das instâncias regionais e estaduais.

O município integra a região de saúde da Baixada Litorânea que é composta por 9 municípios (Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema). Dispõe da maior rede de Alta Complexidade da região sendo, deste modo, Polo Regional para oferta de diversos serviços, onde destacaremos a Oncologia.Ao início da atual gestão, identificamos o déficit financeiro para o custeio das ações e serviços em Oncologia, ficou evidente que a produção, historicamente, vinha ultrapassando o limite financeiro pactuado pela PPI da Assistência e a complementação do pagamento ocorria com recursos municipais, impactando negativamente nos investimentos na rede municipal e na oferta de serviços para a população própria. A partir deste cenário, iniciamos o levantamento de dados e após sua consolidação e análise elaboramos o diagnóstico situacional. Identificamos a fragilidade e incipiência dos serviços de Planejamento

A reorganização municipal dos processos de trabalho associada as parcerias firmadas, fortalecerá os serviços municipais e favorecerá a avaliação e o monitoramento periódico da assistência regional de oncologia, além de orientar o processo de contratualização do prestador que, por sua vez, garantirá a oferta de serviços para a população da baixada litorânea.

Principal

Mônica Vieira Gonçalves

goncalvesmonicav@gmail.com

A prática foi aplicada em

Cabo Frio

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Fagundes Varela, 97 - São Cristóvão

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Mônica Vieira Gonçalves

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Construção, Monitoramento e Avaliação dos Instrumentos de Planejamento em Saúde Sob a Coordenação da Área de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Quissamã/Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Estruturação de Centro Especializado em Reabilitação de Deficiências Física e Intelectual da Baixada Litorânea/ Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Relatório Quadrimestral – Selecionando e Qualificando os Dados
Rio de Janeiro
Práticas
Desafios para Implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde na Baixada Litorânea: Um Instrumento para o Fortalecimento do Processo de Regionalização.
Rio de Janeiro
Práticas
Controle Social na Região dos Lagos Maranhenses – Projeto para Revisão das Leis de Criação dos Conselhos Municipais de Saúde do Território dos Lagos Maranhenses
Práticas
O Processo de Regionalização, Planejamento e o Fortalecimento da Região da Baixada Litorânea a Partir da Utilização da Cir/Bl Como Um Espaço de Governança Regional.
Rio de Janeiro
Práticas
Giane Aparecida Gioia
Rio de Janeiro
Práticas
Gerenciamento e Logistica da Cadeia de Suprimentos Médicos para Unidades de Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Implementação do Processo de Triagem e Regulação do Acesso ao Serviço de Reabilitação Física no Município de Três Rios, Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro
Práticas
Judicialização de Medicamentos e Formação da Comissão de Avaliação Técnica (C.A.T.)
São Paulo