Olá,

Visitante

Relato da Redução dos Exames e Consultas Ambulatoriais a Partir da Implantação de Protocolo na Central de Regulação em Silva Jardim-Metropolitana Ii/Rj

OBJETIVOS: Mostrar a redução da demanda reprimida das consultas ambulatoriais e exames laboratoriais a partir da implantação de protocolo na Central de Regulação em Silva Jardim / RJ / Metropolitana II.METODOLOGIA:Foi realizada uma avaliação comparativa da organização proposta pela legislação vigente e os dispositivos existentes na RAS.

Quando a atual gestão do município assumiu, em 2013, a Central de Regulação não existia e era conhecida como Central de Marcação de Exames. O referido setor tinha uma demanda reprimida enorme de exames, as consultas não eram marcadas pela Central que desconhecia a PPI municipal e os sistemas de regulação vigentes. Conforme a Portaria 4279 de 30/12/2010 que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) o município de Silva Jardim implantou a Central de Regulação institucionalizada em lei, por meio da qual passou a organização todo o processo de trabalho desse ponto de apoio estratégico da RAS. Ocorreu também treinamento dos sistemas de informação vigentes utilizados pelo Estado bem como a efetivação dos mesmos na rede local. Recentemente a gestão vem fortalecendo esforços na regulação dos prestadores dos serviços laboratoriais e de fisioterapia do município, bem como os serviços próprios também.

Os Complexos Reguladores quando bem estruturados, organizam o fluxo da assistência na atenção básica, na média e alta complexidade, articulando e integrando dispositivos de Regulação do Acesso como Centrais Ambulatoriais (consultas e exames), Centrais de Internações com outras ações que compõem a Regulação da Atenção como o Controle e avaliação, a Auditoria Assistencial, Contratação e outras funções da gestão como Planejamento, Programação e Regionalização.

Principal

Tereza Cristina Abrahão Fernandes

tcafabrahao@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Silva Jardim

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Nelson Alfradick - s/n

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Tereza Cristina Abrahão Fernandes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 out 2020

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro