Olá,

Visitante

Relato da Redução dos Exames e Consultas Ambulatoriais a Partir da Implantação de Protocolo na Central de Regulação em Silva Jardim-Metropolitana Ii/Rj

OBJETIVOS: Mostrar a redução da demanda reprimida das consultas ambulatoriais e exames laboratoriais a partir da implantação de protocolo na Central de Regulação em Silva Jardim / RJ / Metropolitana II.METODOLOGIA:Foi realizada uma avaliação comparativa da organização proposta pela legislação vigente e os dispositivos existentes na RAS.

Quando a atual gestão do município assumiu, em 2013, a Central de Regulação não existia e era conhecida como Central de Marcação de Exames. O referido setor tinha uma demanda reprimida enorme de exames, as consultas não eram marcadas pela Central que desconhecia a PPI municipal e os sistemas de regulação vigentes. Conforme a Portaria 4279 de 30/12/2010 que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) o município de Silva Jardim implantou a Central de Regulação institucionalizada em lei, por meio da qual passou a organização todo o processo de trabalho desse ponto de apoio estratégico da RAS. Ocorreu também treinamento dos sistemas de informação vigentes utilizados pelo Estado bem como a efetivação dos mesmos na rede local. Recentemente a gestão vem fortalecendo esforços na regulação dos prestadores dos serviços laboratoriais e de fisioterapia do município, bem como os serviços próprios também.

Os Complexos Reguladores quando bem estruturados, organizam o fluxo da assistência na atenção básica, na média e alta complexidade, articulando e integrando dispositivos de Regulação do Acesso como Centrais Ambulatoriais (consultas e exames), Centrais de Internações com outras ações que compõem a Regulação da Atenção como o Controle e avaliação, a Auditoria Assistencial, Contratação e outras funções da gestão como Planejamento, Programação e Regionalização.

Principal

Tereza Cristina Abrahão Fernandes

tcafabrahao@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Silva Jardim

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Rua Nelson Alfradick - s/n

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Tereza Cristina Abrahão Fernandes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 out 2020

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Teste: verificando o recurso de emissão de certificados
Todos os Estados (Sudeste)
Práticas
Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações
Paraíba
Práticas
Implantação e ampliação de Serviço Especializado em município do sertão da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro
Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no Município de mendes.
Rio de Janeiro