Olá,

Visitante

Relato da Redução dos Exames e Consultas Ambulatoriais a Partir da Implantação da Central de Regulação em Silva Jardim-Metropolitana Ii/Rj

Conforme a Portaria 4279 de 30/12/2010 que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) o município de Silva Jardim implantou a Central de Regulação institucionalizada em lei, por meio da qual passou a organização todo o processo de trabalho desse ponto de apoio estratégico da RAS. Ocorreu também treinamento dos sistemas de informação vigentes utilizados pelo Estado bem como a efetivação dos mesmos na rede local. Recentemente a gestão vem fortalecendo esforços na regulação dos prestadores dos serviços laboratoriais e de fisioterapia do município, bem como os serviços próprios também.

Quando a atual gestão do município assumiu, em 2013, a Central de Regulação não existia e era conhecida como Central de Marcação de Exames. O referido setor tinha uma demanda reprimida enorme de exames, as consultas não eram marcadas pela Central que desconhecia a PPI municipal e os sistemas de regulação vigentes.

Os Complexos Reguladores quando bem estruturados, organizam o fluxo da assistência na atenção básica, na média e alta complexidade, articulando e integrando dispositivos de Regulação do Acesso como Centrais Ambulatoriais (consultas e exames), Centrais de Internações com outras ações que compõem a Regulação da Atenção como o Controle e avaliação, a Auditoria Assistencial, Contratação e outras funções da gestão como Planejamento, Programação e Regionalização.Fonte: http://www.conass.org.br/guiainformacao/estrutura-dos-complexos-reguladores/

Principal

Leonel Carvalho da Silva

lidiacbarros@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Silva Jardim

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Avenida Oito de Maio, 534 - Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Leonel Carvalho da Silva

Conta vinculada

04 out 2022

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Estratificação de Pacientes Ambulatoriais Através de Rotas Permite Que Pacientes em Situação de Risco Não Fiquem Esquecidos na Linha de Cuidados Ambulatoriais.
Paraná
Práticas
Cuidar e Acolher Um Sonho Possível
Sergipe
Práticas
Digite Saúdeeste Portal de Saúde Alinha de Forma Interativa, Gestores, Provedores, Médicos e Usuários Permitindo Alto Impacto e Grande Alcance, Melhorando a Coleta de Dados e os Resultados obtidos.
São Paulo
Práticas
Comunicare – Redes Temáticas
Minas Gerais