Olá,

Visitante

Regulação do Acesso e Planejamento em Saúde: uma Parceria de Sucesso.

ObjetivoRegular e planejar o acesso à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde do município de Tubarão. Específico Atuar com transparência e equidade nos processos de Regulação do acesso à população Obter diagnóstico mais claro das demandas reprimidas. MetodologiaA metodologia utilizada para o processo de implantação do SISREG no Município de Tubarão seguiu alguns passos, a saber: 1. Capacitação dos profissionais atuantes no Município junto ao Estado 2. Implantação da Central de Regulação Municipal 3. Inserção de toda a demanda reprimida no sistema SISREG 4. Capacitação de todos os setores da FMS e prestadores de serviços 5. Criação do Setor de Planejamento Financeiro em Saúde 6. Atuação nas Câmaras Técnicas de Regulação e Gestão da região da AMUREL.

O presente trabalho descreve a experiência exitosa do Município de Tubarão frente a implantação do Sistema Nacional de Regulação (SISREG) como ferramenta de regulação do acesso aos serviços de saúde no referido Município. O sistema é uma ferramenta elaborada pelo Ministério da Saúde e sua implantação é possível mediante a instalação de acesso à internet em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Totalmente gratuito, o sistema é disponibilizado tanto para os estados e municípios quanto para os usuários através do webservice. O município de Tubarão foi um dos pioneiros da implantação do referido Sistema em Santa Catarina, tendo o início da sua implantação no ano de 2017, após a sanção da Lei Estadual 17.066/2017, que “Dispõe sobre a publicação, na internet, da lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas (discriminadas por especialidade), exames e intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos estabelecimentos da rede pública de saúde do Estado de Santa Catarina”.

A implantação da Central de Regulação Municipal com uso da ferramenta SISREG, bem como a criação do Setor de Planejamento em Saúde proporcionaram um sistema de regulação mais econômico para os cofres públicos, com planejamento, organização e eficácia. Além disso, trouxe benefícios objetivos por conta da transparência, permitindo que os cidadãos fiscalizem seu funcionamento, acompanhem as filas de espera, e tenham garantidos os seus direitos de acesso à saúde pública com qualidade e eficiência.

Principal

Patrícia Figueiredo Marcon

A prática foi aplicada em

Tubarão

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Tubarão

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

22 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro