Olá,

Visitante

Regulação do acesso às ações e serviços de saúde no município de Francisco Beltrão (PR)

A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão (PR) iniciou em 2017, como forma de ampliar o acesso e a qualidade dos serviços prestados à população, a qualificação da gestão através da reestruturação administrativa e assistencial com impacto na atenção primária à saúde – APS, especializada e hospitalar. A estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Saúde foi organizada de forma que as coordenações e/ou direções tivessem como foco o fortalecimento da atenção primária à saúde e a regulação dos serviços. A composição da equipe buscou contemplar além da experiência profissional na área de gestão pública a consolidação dos serviços com profissionais de carreira. O presente trabalho justificou-se através do diagnóstico situacional, onde evidenciou-se o grande número de usuários aguardando consultas, exames e procedimentos especializados, bem como fragilidade no acesso à atenção primária à saúde.

Ampliar o acesso às ações e serviços de saúde com fortalecimento dos mecanismos de regulação. Objetivos específicos: ampliar o acesso da população na APS, ampliar a disponibilização de exames e procedimentos especializados, regular o acesso na rede municipal. Criação de horários alternativos e ampliação do atendimento na Atenção Primária à Saúde com acolhimento à demanda espontânea e agendamento de consultas credenciamento de empresas para realização de exames, procedimentos especializados e cirurgias eletivas. Elaboração e implantação do Protocolo Clínico de Regulação de Consultas e Exames Especializados Ambulatoriais e capacitação da equipe assistencial e gestora para ações de controle, avaliação e regulação

Ampliação do acesso dos usuários na Atenção Primária à Saúde, incluindo atendimentos em horários expandidos e finais de semana. Humanização do atendimento através do acolhimento da demanda espontânea e agendamento eletrônico de consultas. Diminuição das filas e tempo de espera para realização de exames, procedimentos especializados e cirurgias eletivas com o aumento da oferta de serviços. Regulação do acesso aos serviços de saúde de acordo com o grau de prioridade estabelecido através da implantação de protocolos clínicos, com otimização da relação entre a demanda e a oferta. A reorganização da estrutura gerencial da Secretaria Municipal de Saúde permitiu o acompanhamento, avaliação e monitoramento das ações e serviços de saúde de forma técnica, possibilitando avanços no cuidado aos usuários do SUS no que tange desde o acesso à Atenção Primária quanto a disponibilização de exames, procedimentos especializados e cirurgias eletivas, diminuindo o tempo de espera e humanizando o atendimento.

Principal

Fernando Braz Pauli

saudedas@gmail.com

Coautores

Aline Marieli Jochem Biezus

A prática foi aplicada em

Francisco Beltrão

Francisco Beltrão

Francisco Beltrão

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão (PR)

R. Octaviano Teixeira dos Santos, 1000 - Centro, Francisco Beltrão - PR, 85601-030

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Aline Marieli Jochem Biezus

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

21 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Premiação de resultados por gerenciamento de indicadores
Minas Gerais
Práticas
Redução da mortalidade infantil: papel da gestão comprometida na organização da atenção materno infantil no município de Itabira (MG)
Minas Gerais
Práticas
Potencialidades da gestão na atenção básica
Maranhão