A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão (PR) iniciou em 2017, como forma de ampliar o acesso e a qualidade dos serviços prestados à população, a qualificação da gestão através da reestruturação administrativa e assistencial com impacto na atenção primária à saúde – APS, especializada e hospitalar. A estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Saúde foi organizada de forma que as coordenações e/ou direções tivessem como foco o fortalecimento da atenção primária à saúde e a regulação dos serviços. A composição da equipe buscou contemplar além da experiência profissional na área de gestão pública a consolidação dos serviços com profissionais de carreira. O presente trabalho justificou-se através do diagnóstico situacional, onde evidenciou-se o grande número de usuários aguardando consultas, exames e procedimentos especializados, bem como fragilidade no acesso à atenção primária à saúde.
Ampliar o acesso às ações e serviços de saúde com fortalecimento dos mecanismos de regulação. Objetivos específicos: ampliar o acesso da população na APS, ampliar a disponibilização de exames e procedimentos especializados, regular o acesso na rede municipal. Criação de horários alternativos e ampliação do atendimento na Atenção Primária à Saúde com acolhimento à demanda espontânea e agendamento de consultas credenciamento de empresas para realização de exames, procedimentos especializados e cirurgias eletivas. Elaboração e implantação do Protocolo Clínico de Regulação de Consultas e Exames Especializados Ambulatoriais e capacitação da equipe assistencial e gestora para ações de controle, avaliação e regulação
Ampliação do acesso dos usuários na Atenção Primária à Saúde, incluindo atendimentos em horários expandidos e finais de semana. Humanização do atendimento através do acolhimento da demanda espontânea e agendamento eletrônico de consultas. Diminuição das filas e tempo de espera para realização de exames, procedimentos especializados e cirurgias eletivas com o aumento da oferta de serviços. Regulação do acesso aos serviços de saúde de acordo com o grau de prioridade estabelecido através da implantação de protocolos clínicos, com otimização da relação entre a demanda e a oferta. A reorganização da estrutura gerencial da Secretaria Municipal de Saúde permitiu o acompanhamento, avaliação e monitoramento das ações e serviços de saúde de forma técnica, possibilitando avanços no cuidado aos usuários do SUS no que tange desde o acesso à Atenção Primária quanto a disponibilização de exames, procedimentos especializados e cirurgias eletivas, diminuindo o tempo de espera e humanizando o atendimento.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO