Olá,

Visitante

Regulação do acesso às ações e serviços de saúde no município de Francisco Beltrão (PR)

A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão (PR) iniciou em 2017, como forma de ampliar o acesso e a qualidade dos serviços prestados à população, a qualificação da gestão através da reestruturação administrativa e assistencial com impacto na atenção primária à saúde – APS, especializada e hospitalar. A estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Saúde foi organizada de forma que as coordenações e/ou direções tivessem como foco o fortalecimento da atenção primária à saúde e a regulação dos serviços. A composição da equipe buscou contemplar além da experiência profissional na área de gestão pública a consolidação dos serviços com profissionais de carreira. O presente trabalho justificou-se através do diagnóstico situacional, onde evidenciou-se o grande número de usuários aguardando consultas, exames e procedimentos especializados, bem como fragilidade no acesso à atenção primária à saúde.

Ampliar o acesso às ações e serviços de saúde com fortalecimento dos mecanismos de regulação. Objetivos específicos: ampliar o acesso da população na APS, ampliar a disponibilização de exames e procedimentos especializados, regular o acesso na rede municipal. Criação de horários alternativos e ampliação do atendimento na Atenção Primária à Saúde com acolhimento à demanda espontânea e agendamento de consultas credenciamento de empresas para realização de exames, procedimentos especializados e cirurgias eletivas. Elaboração e implantação do Protocolo Clínico de Regulação de Consultas e Exames Especializados Ambulatoriais e capacitação da equipe assistencial e gestora para ações de controle, avaliação e regulação

Ampliação do acesso dos usuários na Atenção Primária à Saúde, incluindo atendimentos em horários expandidos e finais de semana. Humanização do atendimento através do acolhimento da demanda espontânea e agendamento eletrônico de consultas. Diminuição das filas e tempo de espera para realização de exames, procedimentos especializados e cirurgias eletivas com o aumento da oferta de serviços. Regulação do acesso aos serviços de saúde de acordo com o grau de prioridade estabelecido através da implantação de protocolos clínicos, com otimização da relação entre a demanda e a oferta. A reorganização da estrutura gerencial da Secretaria Municipal de Saúde permitiu o acompanhamento, avaliação e monitoramento das ações e serviços de saúde de forma técnica, possibilitando avanços no cuidado aos usuários do SUS no que tange desde o acesso à Atenção Primária quanto a disponibilização de exames, procedimentos especializados e cirurgias eletivas, diminuindo o tempo de espera e humanizando o atendimento.

Principal

Fernando Braz Pauli

saudedas@gmail.com

Coautores

Aline Marieli Jochem Biezus

A prática foi aplicada em

Francisco Beltrão

Francisco Beltrão

Francisco Beltrão

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão (PR)

R. Octaviano Teixeira dos Santos, 1000 - Centro, Francisco Beltrão - PR, 85601-030

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Aline Marieli Jochem Biezus

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

21 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no município de Mendes
Rio de Janeiro
Práticas
Ideação suicida e tentativas de suicídio: uma análise de casos do SAMU 192 no interior do estado do RJ.
Rio de Janeiro
Práticas
Samuzinho: Educação em saúde e primeiro socorros na escola para a promoção do SAMU 192.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do programa de gestão transparente do tempo resposta no SAMU 192: uma missão desafiadora
Rio de Janeiro
Práticas
Verde, amarelo e vermelho: protocolo de classificação das consultas por grau de prioridade no Centro Especializado de Saúde de Quissamã (RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Indicadores para monitoramento das ações de promoção e atenção a saúde do homem em Petrópolis
Rio de Janeiro