ObjetivoA presente experiência teve como objetivo promover o uso racional de medicamentos, a segurança do paciente, um atendimento de forma qualificada e humanizada, bem como otimizar e gerenciar o uso dos recursos empregados no componente básico da assistência.MetodologiaTrata-se de um estudo descritivo longitudinal, tipo relato de experiência, tendo como base metodológica a intervenção quando da percepção da problemática no modelo anterior de uma farmácia da atenção básica no município de Caruaru/PE. Foi realizado levantamento do número de pacientes atendidos no período de maio a dezembro de 2017, no que concerne aos medicamentos sujeitos a controle especial, bem como a implicação do valor financeiro investido com medicamentos na referida unidade e dispensário, além da estrutura física disponível para atender o público em questão. Os dados obtidos foram analisados, resultando na necessidade de implementação de um novo modelo de farmácia que atendesse com êxito a referida demanda.
O aumento dos custos com os cuidados à saúde é considerado uma ameaça real para a sobrevivência, em longo prazo, de qualquer sistema de assistência à saúde, privado ou público. No município de Caruaru, agreste de Pernambuco, como na maioria dos municípios do país, a maior necessidade e abrangência dos cuidados com a saúde da população aumentam a procura por medicamentos nas unidades de saúde. A proposta da experiência foi reestruturar a assistência prestada ao paciente, através da unificação de um dispensário de medicamentos e uma farmácia exclusiva para medicamentos sujeitos a controle especial, tanto o dispensário quanto a farmácia não tinham estrutura para acomodar os usuários e não contavam com efetivo controle logístico. Com essa estratégia, pretendeu-se ampliar o acesso à assistência farmacêutica e promover o uso racional de medicamentos, contribuindo com a equipe de saúde e na qualidade da assistência prestada ao paciente.
A implementação do novo modelo de farmácia representou uma economia de recursos de forma significativa, tanto na aquisição de medicamentos, quanto na logística de distribuição, aumentou o número de usuários e disponibilidade de orientação farmacêutica, os pacientes passaram a ser atendidos em ambiente climatizado, sem exposição ao sol e chuva, acomodados durante a espera pelo medicamento, além de ser instalado o serviço de painel eletrônico, mensurando o tempo médio de espera.
Caruaru