A presente experiência teve como objetivo promover o uso racional de medicamentos, a segurança do paciente, um atendimento de forma qualificada e humanizada, bem como otimizar e gerenciar o uso dos recursos empregados no componente básico da assistência. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo longitudinal, tipo relato de experiência, tendo como base metodológica a intervenção quando da percepção da problemática no modelo anterior de uma farmácia da atenção básica no município de Caruaru (PE). Foi realizado levantamento do número de pacientes atendidos no período de maio a dezembro de 2017, no que concerne aos medicamentos sujeitos a controle especial, bem como a implicação do valor financeiro investido com medicamentos na referida unidade e dispensário, além da estrutura física disponível para atender o público em questão. Os dados obtidos foram analisados, resultando na necessidade de implementação de um novo modelo de farmácia que atendesse com êxito a referida demanda.
O aumento dos custos com os cuidados à saúde é considerado uma ameaça real para a sobrevivência, em longo prazo, de qualquer sistema de assistência à saúde, privado ou público. No município de Caruaru, agreste de Pernambuco, como na maioria dos municípios do país, a maior necessidade e abrangência dos cuidados com a saúde da população aumentam a procura por medicamentos nas unidades de saúde. A proposta da experiência foi reestruturar a assistência prestada ao paciente, através da unificação de um dispensário de medicamentos e uma farmácia exclusiva para medicamentos sujeitos a controle especial, tanto o dispensário quanto a farmácia não tinham estrutura para acomodar os usuários e não contavam com efetivo controle logístico. Com essa estratégia, pretendeu-se ampliar o acesso à assistência farmacêutica e promover o uso racional de medicamentos, contribuindo com a equipe de saúde e na qualidade da assistência prestada ao paciente.
A implementação do novo modelo de farmácia representou uma economia de recursos de forma significativa, tanto na aquisição de medicamentos, quanto na logística de distribuição, aumentou o número de usuários e disponibilidade de orientação farmacêutica, os pacientes passaram a ser atendidos em ambiente climatizado, sem exposição ao sol e chuva, acomodados durante a espera pelo medicamento, além de ser instalado o serviço de painel eletrônico, mensurando o tempo médio de espera.
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