Redução do absenteísmo às consultas das ações da odontologia no Programa Saúde na Escola em São Joaquim de Bicas

Buscar a redução do absenteísmo à primeira consulta dos escolares com necessidade de atendimento odontológico, facilitando seu acesso, através de uma mudança no paradigma do município com relação às ações do programa saúde na escola. Após o inicio do ano escolar e as trocas de salas dos escolares durante os primeiros dias de aula, a odontologia de São Joaquim de Bicas inicia o levantamento de necessidades de tratamento bucal nos alunos. Tradicionalmente esse levantamento era realizado pelos cirurgiões dentistas e técnicos de higiene dental junto às escolas do município. Tal processo levava alguns meses, desde a primeira visita à escola até o tratamento dos alunos, para ser concluído, devido às dificuldades de conciliar agendas. Com a conclusão desse processo, as crianças avaliadas que necessitassem de tratamento odontológico recebiam um comunicado para que fosse entregue aos seus pais e responsáveis. Esse informe avisava que era preciso ir ao posto de saúde dentro de sete dias a fim de marcar a consulta para o tratamento odontológico de seu filho(a).Infelizmente, inúmeros pais deixavam de ir ao posto de saúde para realizar essa marcação da consulta. Existem vários motivos para isso, como por exemplo, a falta de tempo dos pais, a criança que não entregou o comunicado ou mesmo a família não acreditar que saúde bucal em dentes de leite seja uma prioridade em suas vidas. Isso gera um grande número de crianças em idade escolar com necessidade de tratamento que não o realizam mesmo tendo o município pronto para atender suas demandas. A mudança proposta resultou dessa observação. Alguma medida devia ser tomada para medir, avaliar e propor uma nova abordagem que servisse para diminuir esse absenteísmo dos escolares.Para mudar esse quadro, decidimos alterar a forma de abordagem. Conseguimos um convênio com faculdades para receber quatro estagiárias, isso aumentou nossa capacidade operativa e permitiu que o levantamento fosse realizado em tempo extremamente reduzido em relação aos anos anteriores. Separamos duas semanas de agenda exclusivamente para atendimento das crianças encaminhadas das escolas. Alteramos a maneira como o encaminhamento foi entregue. Abolimos a carta aos pais e enviamos a marcação da consulta com dia e hora definidos para iniciar o tratamento no centro de saúde. O que reduziu a necessidade dos pais procurarem a unidade de saúde para fazer a marcação. A equipe odontológica vinculada à estratégia de saúde da família da unidade de saúde localizada no bairro Nossa Senhora da Paz foi escolhida para iniciar esse processo de mudança de paradigma. Os indicadores usados foram o número total de crianças matriculadas, as encaminhadas com necessidade de tratamento e as que faltaram à consulta ou sequer realizaram a marcação inicial. Os dados foram conseguidos a partir da coleta de dados dos registros de atendimen

A odontologia do município de São Joaquim de Bicas realiza ações relativas ao programa saúde na escola anualmente. Após uma avaliação de todos os alunos matriculados nas escolas presentes na cidade, a equipe de saúde bucal inicia o tratamento das crianças que apresentam alguma necessidade de intervenção. Infelizmente, as grandes taxas de absenteísmo frustram os resultados das ações, restringem o acesso ao serviço e diminuem a motivação da equipe. Sendo assim, buscamos uma mudança na forma como as ações se desenvolvem buscando uma redução do absenteísmo.

A redução de 50% no absenteísmo à primeira consulta das crianças avaliadas pelo programa saúde na escola resultou uma facilitação do acesso aos serviços de saúde bucal, uma maior motivação da equipe responsável, diminuiu o número de vezes que os pais e responsáveis necessitaram ir ao centro de saúde, diminuiu a espera por vagas na agenda dos profissionais e aumentou o número de crianças tratadas no consultório em um tempo reduzido. Esse resultado nos motiva a expandir a experiência para todas as equipes de saúde da família do município para o próximo ano.

Principal

Marcel Rocha Teodoro

odontosjbicas@gmail.com

Coautores

Marcel Rocha Teodoro

A prática foi aplicada em

São Joaquim de Bicas

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

R. José Gabriel de Rezende, 340 - Tereza Cristina, São Joaquim de Bicas - MG, 32920-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Marcel Rocha Teodoro

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

10 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas