Olá,

Visitante

Agente de Saúde da Leitura – Inovando As Histórias em Petrópolis

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: O objetivo deste trabalho é sensibilizar e envolver os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para o desenvolvimento de ações de formação de leitores nas Equipes de Saúde da Família (PSF) em que atuam, em Petrópolis, RJ.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: O curso ocorreu de julho a setembro de 2016, e contou com 30 ACS divididos em dois grupos. Cada grupo participou de 06 aulas (4 horas), totalizando 24 horas para cada. O curso foi elaborado por uma pedagoga especializada em psicomotricidade, e financiado pelo Programa Saúde na Escola. Aconteceu no Centro de Saúde e na Biblioteca Municipal de Petrópolis. Trata-se de uma proposta inovadora de intervenção, e que teve como instrumentos de avaliação um questionário aplicado aos ACS no início e no final do curso, além dos projetos elaborados pelos participantes para fomentar a leitura nos territórios. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOSForam analisados 11 questionários (realizados por equipe). Destes, foram obtidas 9 projetos, 7 deles implantados ou em fase de implantação. Como dificuldades, relataram a falta de acervo de livros nas Unidades e da adesão de outros membros das equipes de saúde da família. Destacamos três frases dos ACS:“Ler, ouvir estórias, faz com que a nossa imaginação seja estimulada. A pessoa que lê é inconformada com o mundo, com a mídia. Ler e ouvir proporcionam prazer! Sentir prazer é saúde! Serotonina!” H, PSF Pedras Brancas.“Saúde é cuidar das relações humanas e culturais. Pra mim, saúde é arte. Saúde é cultura também! Os livros são medicamentos de ponta, para a cura de vários males.” L, PSF São João Batista. “Eu acho que a saúde e leitura se relacionam a partir do momento em que se percebe que o ser humano não é só físico, mas mental e espiritual também. E a vida, muitas vezes, é cruel e difícil. Os livros nos levam a sair da realidade, viver emoções boas e assim enfrentar nossos medos. Traz curiosidade, criatividade, calma e alegrias.” V, PSF 1º de maio.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: Observou-se que houve protagonismo do ACS, assim como inovação do tema. O curso proporcionou aos participantes aspectos do desenvolvimento infantil, práticas de promoção da leitura e técnicas de elaboração e desenvolvimento de projetos.

A preocupação do setor de saúde público brasileiro com o aperfeiçoamento da capacidade de leitura na formação e desenvolvimento da criança vem sendo crescente, através de documentos norteadores do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria. A partir dessas diretrizes, identificou-se que a competência leitora passa a fazer parte das preocupações e objetivos de ações na área da saúde.

Buscou-se melhora da qualidade aos serviços prestados na Atenção Básica em Petrópolis, onde a competência leitora é ferramenta para promoção da saúde e fortalecimento da cidadania de todos os envolvidos.

Principal

Ana Maria Garcia Lopes

draadri23@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Petrópolis

Rio de Janeiro

Sudeste

Av. Barão do Rio Branco, nº 2846 - Retiro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ana Maria Garcia Lopes

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto “Saúde Aqui: Relato de Experiência”
Tocantins
Práticas
Projeto Viva Mais, Práticas de Exercícios Físicos e Orientações Nutricionais com Princípios Funcionais, para A Melhoria de Qualidade de Vida no Município de Ourém-Pa
Pará
Práticas
Combatente Municipal –Escola e Comunidade Livres do Aedes Aegypti
Amazonas
Práticas
Promoção de Saúde dos Caminhoneiros e Caminhoneiras no Ponto de Parada e Descanso do Município do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Peso Saudável
Tocantins
Práticas
Formação em Diabetes para Profissionais da Educação de Blumenau/Sc
Rio Grande do Sul
Práticas
Oficina com Mulheres: Desenvolvimento de Ações de Cuidado Voltados ao Hiv/ Aids
Rio Grande do Sul
Práticas
Benefícios da Implementação de Assistência Médica 24 Horas em uma Cidade do Interior Paraibano
Paraíba
Práticas
Projeto Resgatando Sorrisos
Paraíba