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Agente de saúde da leitura: inovando as histórias em Petrópolis

Finalidade da experiência: o objetivo deste trabalho é sensibilizar e envolver os agentes comunitários de saúde (ACS) para o desenvolvimento de ações de formação de leitores nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) que atuam em Petrópolis (RJ). Dinâmica e estratégias dos procedimentos utilizados: o curso ocorreu de julho a setembro de 2016, e contou com 30 ACS divididos em dois grupos. Cada grupo participou de 6 aulas (4 horas), totalizando 24 horas para cada. O curso foi elaborado por uma pedagoga especializada em psicomotricidade e financiado pelo programa saúde na escola. Aconteceu no centro de saúde e na biblioteca municipal de Petrópolis. Trata-se de uma proposta inovadora de intervenção que teve como instrumentos de avaliação um questionário aplicado aos ACS no início e no final do curso, além dos projetos elaborados pelos participantes para fomentar a leitura nos territórios. Indicadores, variáveis e coleta de dados: foram analisados 11 questionários (realizados por equipe). Desses, foram obtidas 9 projetos, 7 deles implantados ou em fase de implantação. Como dificuldades, relataram a falta de acervo de livros nas unidades e da adesão de outros membros das equipes de saúde da família. Destacamos três frases dos ACS: ler, ouvir estórias, faz com que a nossa imaginação seja estimulada. A pessoa que lê é inconformada com o mundo, com a mídia. Ler e ouvir proporcionam prazer. Sentir prazer é saúde. Serotonina. H, ESF Pedras Brancas. Saúde é cuidar das relações humanas e culturais. Para mim, saúde é arte. Saúde é cultura também. Os livros são medicamentos de ponta para a cura de vários males. ESF São João Batista. Eu acho que a saúde e leitura se relacionam a partir do momento em que se percebe que o ser humano não é só físico, mas mental e espiritual também. E a vida, muitas vezes, é cruel e difícil. Os livros nos levam a sair da realidade, viver emoções boas e assim enfrentar nossos medos. Traz curiosidade, criatividade, calma e alegrias. ESF 1º de maio. Observações, avaliação, monitoramento: observou-se que houve protagonismo do ACS, assim como inovação do tema. O curso proporcionou aos participantes aspectos do desenvolvimento infantil, práticas de promoção da leitura e técnicas de elaboração e desenvolvimento de projetos.

A preocupação do setor de saúde público brasileiro com o aperfeiçoamento da capacidade de leitura na formação e desenvolvimento da criança vem sendo crescente, através de documentos norteadores do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria. A partir dessas diretrizes, identificou-se que a competência leitora passa a fazer parte das preocupações e objetivos de ações na área da saúde.

Buscou-se melhora da qualidade dos serviços prestados na atenção básica em Petrópolis, onde a competência leitora é ferramenta para promoção da saúde e fortalecimento da cidadania de todos os envolvidos.

Principal

Ana Maria Garcia Lopes

draadri23@yahoo.com.br

Coautores

Ana Maria Garcia Lopes

A prática foi aplicada em

Petrópolis

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Estratégia Saúde da Família (ESF)

Av. Barão do Rio Branco, 2846 - Centro, Petrópolis - RJ, 25680-276

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ana Maria Garcia Lopes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

28 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

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