Este projeto visa qualificar os profissionais da Atenção Primária à Saúde através da facilitadora destinada ao Município de São Sebastião do Alto no cuidado em alimentação e nutrição, demonstrando a importância dos indicadores do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) como instrumentos de cuidado, juntamente com o uso dos Protocolos de Uso do Guia Alimentar na rotina dos profissionais da Atenção Primária a Saúde e desenvolver a educação permanente através de oficinas de formação.
O saber da equipe trará o sucesso do ensino-aprendizagem e com isso o alcance dos objetivos do projeto. Dessa forma, com as metodologias ativas, sendo os profissionais envolvidos os protagonistas do aprendizado através de críticas de ensinar e aprender, mas que também são construídas de forma a desenvolver a criatividade e a participação dos mesmos no processo de ensino-aprendizagem, com capacidade de refletir criticamente sobre problemas e a integração efetiva do contexto profissional às demandas do serviço de saúde. O Projeto dispõe de uma facilitadora durante o período de execução do mesmo para que as equipes sejam qualificadas e deem continuidade. São ações desta: Visitas às UBSs, identificar as atividades realizadas sobre VAN e PAAS, fazer um diagnóstico do que precisa ser implementando para a orientação nutricional através dos protocolos de uso do Guia; Oficina disparadora, um momento de refletir sobre experiências prévias acerca da elaboração e implementação de planejamento de ações, favorecendo novas atividades relacionadas ao tema. Permite uma avaliação ampliada, com base na percepção dos diferentes profissionais. Com grande adesão da equipe, momento de acolhimento, roda de conversa, atividades com perguntas disparadoras, diálogo equilibrado entre os participantes. Foi realizado o Plano de Ação Municipal, com finalidade de executar e avaliar as ações da PAAS e da VAN e realizar intervenção com base no Guia. Seguimos com atividades educativas e de monitoramento.
A alimentação e a nutrição têm uma relação direta com a saúde e o bem-estar, podendo prevenir e tratar doenças. A 2ª edição do Guia Alimentar destaca a alimentação saudável como uma ferramenta essencial na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. Essas condições estão diretamente associadas ao consumo de alimentos ultra processados e à oferta desequilibrada de nutrientes. Com base em evidências e recomendações práticas, o guia oferece um caminho claro para melhorar a saúde e reduzir o risco dessas doenças por meio de escolhas alimentares adequadas. As recomendações do mesmo foram organizadas em Protocolos, apoiando a prática clínica dos profissionais de saúde na orientação alimentar nas diferentes fases da vida. Na atenção básica utiliza-se no E-SUS, seja no CDS ou PEC, a ficha de marcadores de consumo alimentar do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN),para avaliação inicial e orientações subsequentes. Sendo assim, a utilização dos protocolos do guia alimentar valorizam o uso desta e estimulam a ampliação da cobertura da avaliação do consumo alimentar da população. O Município aderiu ao Projeto Qualiguia APS, uma parceria da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP(NUPENS) e Ministério da Saúde, o Município conta com uma facilitadora capacitando os profissionais da APS, para o atendimento adequado à população adscrita de cada área.
Até o momento já conseguimos alcançar muitos resultados positivos, como participação de 90% dos profissionais da atenção básica na Oficina Disparadora, onde foi reforçado o papel de atuação dos profissionais da APS no cuidado em alimentação e nutrição, que em quase totalidade avaliaram os momentos da mesma como ótimos. Pudemos constatar com o acompanhamento dos relatórios do SISVAN, o aprimoramento da organização da Vigilância Alimentar e Nutricional no Município com o aumento significativo da cobertura dos indicadores, onde antes alguns estavam zerados e hoje os pacientes já se encontram em acompanhamento. Outro resultado importante foi a realização, pela equipe da atenção básica presente na oficina disparadora do Plano de Ação do Município, que facilitará o planejamento das equipes no desempenho das ações, além do fortalecimento de outros programas como por exemplo o Programa Saúde na Escola, que receberá ações do Projeto Qualiguia APS, enriquecendo o mesmo no momento de abordar a Alimentação Saudável.E também a observação de que a presença do facilitador agregou parceria com as equipes, levando segurança em relação ao tema, apoiando nas dificuldades e escutando as demandas dos profissionais nas visitas às unidades, o que resultou em um engajamento excelente nas ações propostas
Como recomendação indico aos Profissionais de Saúde que utilizem sempre o Guia Alimentar para a População Brasileira como apoio ao diagnóstico e à intervenção alimentar e nutricional na Atenção Primária à Saúde, entendam que todos somos responsáveis por esse trabalho e não apenas o nutricionista, pois com toda equipe trabalhando na orientação nutricional adequada ampliaremos o acesso a este tipo de avalição, levaremos qualidade de vida aos nossos usuários, entendendo que a alimentação e a nutrição são determinantes essenciais para a saúde e a doença das populações.
Rua Doutor Eurico Cerbino - Centro, São Sebastião do Alto - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO