Olá,

Visitante

Proposta de Intervenção para Implementação do Sna– Componente Municipal em Ubajara-Ce.

Devido à multidimensionalidade que o contexto atual de saúde é marcado, incluindo mudanças em aspectos epidemiológicos, demográficos, administrativos, financeiros e profissional, e devido ainda a uma falta de cultura em planejamentos e avaliações dos quais são imprescindíveis para os processos de trabalho no SUS, percebo a importância que há a implantação do Sistema Municipal de Auditoria nos serviços de saúde de Ubajara-Ce. OBJETIVOS: Contribuir para implementação dos serviços de Auditoria em Saúde no município de Ubajara-Ce. DESCRIÇÃO: Inicialmente foi construído um plano de trabalho tendo como primeiro estratégia apresentação do Projeto de Intervenção para a gestão, Conselho Municipal e CIR. Após amostragem do projeto de intervenção construiu-se documentação legal incluindo organograma, portarias nomeando os profissionais e um projeto de lei criando o sistema municipal de auditoria. Com o respaldo legal, montamos uma estrutura com sala e material exclusivo para auditoria e elaboraremos um plano de ação/protocolo. Para amostragem do plano de ação/protocolo realizaremos rodas de conversa e seminários mostrando para os profissionais a importância do SMA implantado assim como o conceito, ações e objetivos da auditoria relacionando com as vivências e dificuldades levantadas. Após o momento de diálogo com os profissionais elaboraremos um cronograma de visitas e realizaremos a auditoria analítica e operativa nos serviços conforme protocolo do município e ministério da saúde. Após realização de auditorias elaboraremos relatórios para qualificar os serviços de saúde e a gestão de Ubajara-CE. RECOMENDAÇÕES DA EXPERIENCIA: Com o SMA implantado teremos a oportunidade de realizar análises documentais e visitas a estabelecimentos avaliando sua organização e ajudando-o com estratégias ou sugestões que melhorarão a qualidade dos serviços para a população, além de criarmos rotinas de avaliação e monitoramento que auxiliarão os processos de trabalho fortalecendo o SUS.

O Sistema Nacional de Auditoria foi instituído pela Lei número 8.689 de 27 de julho de 1993 e regulamentado pelo decreto número 1651 de 28 de setembro de 1995. Tem por objetivos verificar estruturas, processos, resultados e a aplicação de recursos financeiros e determinados critérios técnicos, operacionais ou legais, procedendo a exame especializado de controle na busca da melhor aplicação de recursos, visando evitar ou corrigir desperdícios, irregularidades, negligências e omissões. Sabe-se a importância de um sistema de auditoria bem implementado para contribuir e melhorar a qualidade da atenção à saúde, e fortalecer o SUS. Diante disso é de extrema importância realizar ações de auditoria em saúde a nível municipal.

Principal

Patricia Feitoza Santos

A prática foi aplicada em

Tianguá

Ceará

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Patricia Feitoza Santos

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

06 mar 2018

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Pré Conferências Locais de Saúde: “Um Exemplo de Democracia na Saúde de Porto Velho, Rondônia.#
Rondônia
Práticas
Conferências Municipais de Saúde: Importância do Apoio Matricial no Fortalecimento do Controle Social e Espaços de Gestão.
Paraíba
Práticas
Educação Popular em Saúde: Estratégia de Gestão Participativa
Ceará
Práticas
Implantação do Conselho Gestor
Bahia
Práticas
Os Avanços do Conselho Municipal de Saúde de Macau
Rio Grande do Norte
Práticas
Participação Comunitária na Estratégia Saúde da Família do Abapã no Município de Castro – Paraná
Paraná
Práticas
Espaços de Cidadania: a Implantação das ouvidorias Municipais na 18ª Região de Saúde do Estado do Ceará
Ceará
Práticas
Redefinição da Lei Regulamentar do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria de Jetibá-Es por Meio das Rodas de Educação Permanente.
Espírito Santo
Práticas
Ouvidoria: Um Caminho para Melhoria da Gestão.
Espírito Santo