Olá,

Visitante

Prontuário Eletrônico do Cidadão, Principais Desafios e Avanços no Municipio de Umbuzeiro- Pb

Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido nas cinco equipes de estratégia de saúde da família do município de Umbuzeiro – PB, no período de janeiro de 2021 a janeiro de 2022. Os dados foram coletados e analisados pela coordenadora de atenção básica do município, através de relatos de profissionais, pacientes e seus respectivos familiares, informações do ESUS Feedback. Foi realizada observação direta da pratica dos profissionais de saúde e do comportamento dos cidadãos que eram acompanhados e acompanhamento da evolução dos prontuários.

O tradicional prontuário de papel, quando comparado ao prontuário eletrônico, apresenta algumas desvantagens, pois não atende por completo as necessidades dos profissionais de saúde e dos pacientes, devido à facilidade com que esses documentos são expostos a rasuras, extravios, além da falta de acessibilidade que eles apresentam na recuperação de informações, imprescindíveis para tomada e decisão. O Prontuário eletrônico do cidadão trata-se de um documento único, individual e intransferível, onde é possível registrar imagens, fatos, relatos, diagnósticos sobre a saúde do paciente e como a assistência ao mesmo foi prestada, tudo no formato digital de forma legal, sigilosa e científica, que possibilita a comunicação entre membros de uma equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo. Apesar da extensa lista de vantagens apresentada, ainda existem grandes obstáculos que impedem a difusão do PEC pelos hospitais, equipes de saúde da família e centros de saúde do país, como a necessidade de infraestrutura física e mão de obra especializada no trabalho com as tecnologias requerentes. Mesmo nos locais onde já está em prática, há a necessidade de aprimoramento constante. Dessa forma foi o trabalho abordara as equipes de ESF do município de Umbuzeiro-PB, essa avaliação foi realizada de janeiro de 2021 a janeiro 2022.

Diante do exposto, é notório que houve diminuição significativa na perca de registros e melhora nas informações. Esse mecanismo promoveu integração e interação de dados, permitir total acesso às informações produzidas, facilitou o acesso de forma rápida. O qual auxilia na tomada de decisão e fornecer um banco de dados para pesquisa. As capacitações se mostram muito efetivas para diminuir barreiras na implantação dos serviços e são suma importância para o melhor desempenho das equipes e diminuição de resistência nos serviço, garantindo dessa forma acompanhamento com continuidade, mapeamento de informações e estratificação de risco ,dos pacientes onde já é possível identificar os principais grupos de riscos.

Principal

Millena Carla da Silva Mesquita

millenamesquita11@gmail.com

A prática foi aplicada em

Umbuzeiro

Paraíba

Nordeste

Instituição

av carlos pessoa

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Millena Carla da Silva Mesquita

Conta vinculada

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Universalidade Menos Equidade = Desigualdade
Pará
Práticas
O Controle Social e a Saúde do Trabalhador: Seminário de Capacitação para o Fortalecimento das Ações na Macrorregião de Sobral
Ceará
Práticas
Mapeamento Digital das Ubss do Município de Iguaba Grande.
Rio de Janeiro
Práticas
Ações Integradas de Atenção a Saúde Indígena no Município de Tocantinópolis-To
Tocantins
Práticas
Implementação do Procolo de Enfermagem na Atenção Básica no Município de Muqui/Es
Espírito Santo
Práticas
Oficina de Ervas Medicinais para Mulheres Rurais (Teresópolis)
Rio de Janeiro
Práticas
Saúde Digital no Municipio de Itapema: Implantação do Atendimento Nutricional online
Santa Catarina
Práticas
Medicamentos Fitoterapicos: Xaropes, Sabonete Medicinal e Óleo para os Pés.
Goiás
Práticas
Saúde Bucal: uma Abordagem Multidisciplinar e Transversal no Programa Saúde na Escola
Santa Catarina
Práticas
Trabalhando a Sexualidade no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Santa Catarina