Olá,

Visitante

Promovendo Educação em Saúde Através de Encontros Sobre o Cuidar de Adolescentes e Jovens

OBJETIVOS:Qualificar os profissionais da rede da saúde do município de Niterói/RJ, no que se refere ao acolhimento, atenção e ao cuidado de adolescentes e jovens. Pois a temática do curso é pouco abordada no dia a dia de treinamentos, capacitações, cursos para os profissionais de saúde.METODOLOGIA: Durante as visitas técnicas realizadas pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (PAISCA), observou-se que os profissionais, que atuam no campo da saúde no município demonstravam dificuldades no atendimento, no acolhimento, e na assistência à saúde de adolescentes e jovens. Assim organizou-se um projeto permanente de ensino e qualificação, desenvolvido sob a forma de um curso, composto de dez encontros presenciais, com opção pelo estudo de caso. Leitura prévia, levantamento e análise inicial dos problemas com casos enviados por e-mail, possibilitando reflexão e pesquisa virtual. Trabalham facilitadores, profissionais atuantes no PAISCA, que instigam as discussões e orientam as resoluções dos casos. E convite a técnicos especialistas de áreas afins, para aprofundar as discussões dos casos.

Quando se pensa em promoção da saúde, os adolescentes e jovens compõem um segmento importante da população. Assim, há de se priorizar tanto na graduação dos cursos na área de saúde e de humanas, quanto na qualificação permanente, a adoção de ações de promoção, prevenção e controle das doenças ou agravos na perspectiva da qualificação da atenção a tal segmento etário. Adolescentes e jovens constituem um grupo populacional que exige novos modos de produzir saúde e cuidado, pensando nesta ótica, o curso foi idealizado no sentido de promover encontros sobre o cuidar de adolescentes e jovens.

Há participação ativa e efetiva dos profissionais inscritos no curso, dos facilitadores e técnicos convidados.Torna-se importante repensar as práticas desenvolvidas na atenção básica, recomendando e adotando ações de promoção, prevenção e controle das doenças ou agravos na perspectiva da qualificação da atenção a tal segmento etário. O foco de atenção à saúde não deve estar voltado somente para problemas orgânicos, e sim compreender o desenvolvimento integral dessa população.

Principal

Andressa Ambrosino Pinto, Odila Dias Curi E Sergio Arino Marques dos Santos.

bethaquilino@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Niterói

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

R Visconde de Sepetiba, 987 - And-8

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Elisabeth Aquilino Bacchi

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 ago 2020

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Escolhas
Santa Catarina
Práticas
Tentativa de suicídio: como dar visibilidade a esse tema
Santa Catarina
Práticas
Relato de experiência da implantação do primeiro Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) da 18º Coordenadoria Regional de Saúde
Rio Grande do Sul
Práticas
Compartilhando a diabetes tipo I
Rio Grande do Sul
Práticas
O desafio de acolher e incorporar a população masculina às ações e serviços da Atenção Básica (AB): uma busca por melhores indicadores e por um upgrade na qualidade de vida
Rio Grande do Sul
Práticas
Praça dos direitos
Rio Grande do Sul
Práticas
A construção da informação como ferramenta de articulação e integração da rede de atenção à saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Saúde lúdica
Rio de Janeiro