A Nutrição adequada na infância contribui para o crescimento e desenvolvimento infantil, fase crucial para a formação de hábitos alimentares saudáveis e manutenção na vida adulta. Entretanto, fatores condicionantes relacionados ao ambiente físico e social interferem nas escolhas alimentares do grupo infantil, por vezes com consequências negativas para a saúde. Nesse sentido, a padronização das políticas alimentares, expansão do mercado publicitário e mudanças no estilo de vida têm favorecido o maior acesso a alimentos processados e ultraprocessados, com impacto no perfil de saúde da população. Estes alimentos, em sua maioria, possuem alta concentração de açúcar, gorduras e sódio possuindo elevada densidade energética.
A escola é um dos principais componentes do ambiente alimentar, onde as crianças permanecem por longos períodos, considerada um espaço privilegiado para o desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis.
Neste contexto, o Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007, se unem para promover saúde e educação integral. A articulação entre Escola e Atenção Primária é a base do Programa Saúde na Escola.
O cenário da ação compreendeu as Escolas Municipais de Mendes- RJ, realizada no segmento da educação infantil, entre Março e Junho de 2024.
Os participantes da ação foram uma nutricionista, integrante da eMULTI e dois estagiários de Nutrição da Universidade de Vassouras.
O objetivo geral da ação é promover hábitos alimentares saudáveis e os objetivos específicos são : apresentar os alimentos in natura; desenvolver o hábito de uma alimentação saudável; alertar sobre os perigos de uma má alimentação; conhecer a origem do alimento e seu valor nutritivo; combater a má nutrição, o sobrepeso e a obesidade, promover a proteção e a saúde dos alunos além de prevenir e tratar doenças.
A contação de história do livro “A cesta de Dona Maricota “, escrito por Tatiana Belinky, utilizada como metodologia didático – pedagógica, proporcionou o envolvimento dos alunos durante a narração realizada através da nutricionista, com recurso a própria voz, com alterações entre as falas dos personagens, trouxe uma narrativa divertida e educativa que abordou de forma lúdica a importância de uma alimentação saudável.
Através de versos cativantes, a criança é levada a uma jornada pela feira, onde os alimentos ganham vida e destacam seus benefícios para a saúde.
Foi realizada a confecção de uma saia bem rodada para a nutricionista usar em caracterização a personagem principal do livro, Dona Maricota, de forma com que as crianças fossem posicionadas em torno desta e uma touca com o mesmo tecido.
Uma caixa de madeira foi emprestada de cada unidades escolar, que serviu como apoio para a profissional sentar, fazendo com que a saia ficasse com um efeito encantador.
As escolas cederam os alimentos in natura e o utensilio bacia para a ação.
A “Cesta de Dona Maricota ” é uma historinha em que os alimentos provocam uns aos outros, sobre quem é mais nutritivo. As crianças motivadas pelo tema na narrativa conseguiram interagir com os conhecimentos do conto e a relação que esse tema faz com a realidade da sua vida cotidiana.
Em deliciosos versos e rimas, os alimentos que compõem a cesta de Dona Maricota chegam da feira e iniciam uma gostosa provocação, enumerando as vantagens nutritivas de se comer, verduras, frutas e legumes.
A obra proporcionou uma experiência enriquecedora e prazerosa, estimulando a criatividade e a imaginação das crianças, ao mesmo tempo em que transmite valores essenciais sobre saúde e nutrição, além de convidar os leitores a mergulharem em um universo de cores e aprendizados, tornando a atividade uma experiência inesquecível e enriquecedora para os pequenos ouvintes.
Ao longo da história, Dona Maricota e sua cesta repleta de alimentos frescos, despertam a curiosidade e o interesse das crianças, incentivando uma relação mais saudável e prazerosa com a comida . Através das rimas e das ilustrações encantadoras , a obra convida os pequenos ouvintes a explorarem o mundo dos alimentos de forma criativa e educativa.
Com a linguagem acessível e envolvente , o livro é indicado para crianças em fase inicial de aprendizado, proporcionando uma abordagem leve e estimulante sobre a importância de consumir alimentos in natura e nutritivos. Além disso, estimula a reflexão sobre os hábitos alimentares e promove a conscientização sobre a origem dos alimentos que chegam a nossa mesa.
Nesse contexto, como recomendação, podemos citar o Guia Alimentar para a População Brasileira , tem a intenção é promover a saúde e a boa alimentação, combatendo a desnutrição, em forte declínio em todo o país, e prevenindo enfermidades em ascensão, como a obesidade, o diabetes e outras doenças crônicas, como AVC, infarto e câncer.
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