A Nutrição adequada na infância contribui para o crescimento e desenvolvimento infantil, fase crucial para a formação de hábitos alimentares saudáveis e manutenção na vida adulta. Entretanto, fatores condicionantes relacionados ao ambiente físico e social interferem nas escolhas alimentares do grupo infantil, por vezes com consequências negativas para a saúde. Nesse sentido, a padronização das políticas alimentares, expansão do mercado publicitário e mudanças no estilo de vida têm favorecido o maior acesso a alimentos processados e ultraprocessados, com impacto no perfil de saúde da população. Estes alimentos, em sua maioria, possuem alta concentração de açúcar, gorduras e sódio possuindo elevada densidade energética.
A escola é um dos principais componentes do ambiente alimentar, onde as crianças permanecem por longos períodos, considerada um espaço privilegiado para o desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis.
Neste contexto, o Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007, se unem para promover saúde e educação integral. A articulação entre Escola e Atenção Primária é a base do Programa Saúde na Escola.
O cenário da ação compreendeu as Escolas Municipais de Mendes- RJ, realizada no segmento da educação infantil, entre Março e Junho de 2024.
Os participantes da ação foram uma nutricionista, integrante da eMULTI e dois estagiários de Nutrição da Universidade de Vassouras.

O objetivo geral da ação é promover hábitos alimentares saudáveis e os objetivos específicos são : apresentar os alimentos in natura; desenvolver o hábito de uma alimentação saudável; alertar sobre os perigos de uma má alimentação; conhecer a origem do alimento e seu valor nutritivo; combater a má nutrição, o sobrepeso e a obesidade, promover a proteção e a saúde dos alunos além de prevenir e tratar doenças.
A contação de história do livro “A cesta de Dona Maricota “, escrito por Tatiana Belinky, utilizada como metodologia didático – pedagógica, proporcionou o envolvimento dos alunos durante a narração realizada através da nutricionista, com recurso a própria voz, com alterações entre as falas dos personagens, trouxe uma narrativa divertida e educativa que abordou de forma lúdica a importância de uma alimentação saudável.
Através de versos cativantes, a criança é levada a uma jornada pela feira, onde os alimentos ganham vida e destacam seus benefícios para a saúde.
Foi realizada a confecção de uma saia bem rodada para a nutricionista usar em caracterização a personagem principal do livro, Dona Maricota, de forma com que as crianças fossem posicionadas em torno desta e uma touca com o mesmo tecido.
Uma caixa de madeira foi emprestada de cada unidades escolar, que serviu como apoio para a profissional sentar, fazendo com que a saia ficasse com um efeito encantador.
As escolas cederam os alimentos in natura e o utensilio bacia para a ação.

A “Cesta de Dona Maricota ” é uma historinha em que os alimentos provocam uns aos outros, sobre quem é mais nutritivo. As crianças motivadas pelo tema na narrativa conseguiram interagir com os conhecimentos do conto e a relação que esse tema faz com a realidade da sua vida cotidiana.
Em deliciosos versos e rimas, os alimentos que compõem a cesta de Dona Maricota chegam da feira e iniciam uma gostosa provocação, enumerando as vantagens nutritivas de se comer, verduras, frutas e legumes.
A obra proporcionou uma experiência enriquecedora e prazerosa, estimulando a criatividade e a imaginação das crianças, ao mesmo tempo em que transmite valores essenciais sobre saúde e nutrição, além de convidar os leitores a mergulharem em um universo de cores e aprendizados, tornando a atividade uma experiência inesquecível e enriquecedora para os pequenos ouvintes.

Ao longo da história, Dona Maricota e sua cesta repleta de alimentos frescos, despertam a curiosidade e o interesse das crianças, incentivando uma relação mais saudável e prazerosa com a comida . Através das rimas e das ilustrações encantadoras , a obra convida os pequenos ouvintes a explorarem o mundo dos alimentos de forma criativa e educativa.
Com a linguagem acessível e envolvente , o livro é indicado para crianças em fase inicial de aprendizado, proporcionando uma abordagem leve e estimulante sobre a importância de consumir alimentos in natura e nutritivos. Além disso, estimula a reflexão sobre os hábitos alimentares e promove a conscientização sobre a origem dos alimentos que chegam a nossa mesa.
Nesse contexto, como recomendação, podemos citar o Guia Alimentar para a População Brasileira , tem a intenção é promover a saúde e a boa alimentação, combatendo a desnutrição, em forte declínio em todo o país, e prevenindo enfermidades em ascensão, como a obesidade, o diabetes e outras doenças crônicas, como AVC, infarto e câncer.

Principal

ALINE FRAGA NUNES SOUZA

fraganunes34@gmail.com

Nutricionista eMULTI

Coautores

SABRINA VITORETI, VERA LÚCIA WEHBE, JULIANA REIS TORRES VASCONCELOS, DANIEL LUZIA DA SILVA, LETÍCIA APARECIDA FERREIRA LEITÃO, CÁSSIO MARTINS MOREIRA, LUIZ EDUARDO COSTA LEONCIO, CRISTIANE ALBUQUERQUE MEIRELES DO NASCIMENTO, ELIUCHA DA VEIGA.

A prática foi aplicada em

Mendes

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira - Vila Wesley, Mendes - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

ALINE FRAGA NUNES SOUZA

Conta vinculada

23 mar 2025

CADASTRO

23 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

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