Olá,

Visitante

Projeto Viver Bem: qualidade de vida e educação alimentar e nutricional

Este relato de experiência refere-se à atividade em grupo iniciada no ano de 2014, na Unidade de Saúde São Cristóvão no referido município e foi conduzida por uma equipe interdisciplinar composta por nutricionista, psicóloga, assistente social e outros profissionais convidados. Como metodologia de trabalho, optou-se por ações voltadas ao trabalho em grupo, proporcionando um espaço de debates e reflexões.

Sob a proposta de vincular educação em saúde com a melhoria na qualidade de vida do usuário, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do Município de Pato Branco, unido à Estratégia Saúde da Família (ESF) passou a desenvolver em 2014 o projeto Viver Bem: qualidade de vida e educação alimentar e nutricional, cujos principais objetivos foram fomentar na população contemplada a importância da reeducação alimentar associada ao ganho de qualidade de vida.

Considera-se o projeto como uma experiência positiva, avalia-se que, com a reeducação alimentar a qualidade de vida foi melhorada, tanto em aspectos físicos quanto psicológicos, bem como o aumento da autoestima e interação social dos participantes. Pode-se observar também que a dinâmica diferenciada do grupo propiciou uma melhor interação entre usuário e equipe, aproximando-os, criando um ambiente desburocratizado e aberto, suscetível à troca mútua de experiências, acolhendo o participante e tornando-o sujeito de seus próprios cuidados. Haja vista as melhorias alcançadas com esse grupo, as ações foram expandidas para outras unidades de saúde com adequações de acordo com a realidade do público e cada experiência adquirida pelos profissionais.

Principal

Antonieta Terezinha Chioquetta

zelinhamatos@hotmail.com

Coautores

Antonieta Terezinha Chioquetta

A prática foi aplicada em

Pato Branco

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Unidade de Saúde São Cristóvão - Pato Branco

Centro, Pato Branco - PR, 85501-090

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Antonieta Terezinha Chioquetta

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

03 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Acôes de promoção e prevenção a saúde integradas, com outras vigilâncias, equipe multidisciplinar e APS para trabalhadores e trabalhadoras, realizadas no lde trabalho, das empresas privadas parceiras do municipio de João Câmara, RN
Rio Grande do Norte
Práticas
Pode ser lindo aprender no SUS: uma proposta para o acolhimento dos futuros trabalhadores da saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Mas eu não consigo doutor – Grupos dialógicos para a APS – Juntos nós podemos
Rio de Janeiro
Práticas
Novos horizontes para a educação permanente em saúde: alcançando as necessidades do SUS
Rio de Janeiro
Práticas
Informação em saúde preventiva nos meios de comunicação
Tocantins
Práticas
Estágio na comunidade: ações de educação em saúde realizadas na comunidade Vale da Cachoeira no municipio de Palmas (TO)
Tocantins
Práticas
Impactos da formação de trabalhadores sobre práticas relativas ao uso racional de medicamentos: experiência no contexto do Plano Regional de Educação Permanente em Saúde (Pareps)
São Paulo
Práticas
Projeto master chefinho
São Paulo
Práticas
Apoio técnico no SUS: criando oportunidades para a consolidação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES)
São Paulo
Práticas
Ação educativa para serviços ambulantes de alimentação no município de Campinas
São Paulo