A Síndrome da Fibromialgia pode ser definida como uma Síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, de etiologia desconhecida, que manifesta no Sistema Músculo-Esquelético, podendo apresentar sintomas em outros aparelhos e sistemas. A sua prevalência é de 3% na população geral; é responsável por aproximadamente 15% das consultas em ambulatórios de Reumatologia, e 5% a 10% nos ambulatórios de clínica Geral. A Incidência é maior em Mulheres mas pode acometer homens também e a faixa etária mais acometida encontra-se entre 30-50 anos.
Tem como objetivo geral: Promover dentro do Município de Arraial do Cabo o atendimento Multidiciplinar a pacientes com Fibromialgia, melhorando a qualidade de vida destes pacientes, através do acompanhamento fisioterapêutico, psicológico, nutricional e práticas integrativas e complementares;
Objetivos específicos: Aliviar, diminuir ou Eliminar o quadro álgico; Melhorar o Condicionamento Físico e a Fadiga; Reestabelecer o Equilíbrio Emocional; Diminuir o Processo Inflamatório; Melhorar concentração e memória; Melhorar a qualidade do Sono e Insônia; Orientar o paciente sobre todas as questões que envolvem a Síndrome.
O projeto é realizado no Centro Municipal de Reabilitação, onde são ofertados atendimentos com as seguintes especialidades: Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Práticas Integrativas e Complementares.
Os pacientes com fibromialgia após atendimento com o médico especialista na Policlínica Municipal de Arraial do Cabo, são encaminhados para o Centro Municipal de Reabilitação, para serem inseridos no “Projeto Viva sem Dor”.
No “Projeto Viva sem Dor”, o paciente receberá atendimento da seguinte forma: semanalmente atendimento em grupo com o fisioterapeuta, práticas integrativas e complementares através da acupuntura. Quinzenalmente atendimento em grupo com psicólogo e bimestralmente atendimento nutricional.
O tratamento consiste na utilização de diversas intervenções por diferentes categorias profissionais que combinadas, auxiliam no processo e na melhora da qualidade de vida desses pacientes referentes a Fibromialgia.
A fibromialgia é caracterizada por múltiplos sintomas sendo o principal, o quadro álgico intenso em pontos específicos. Por isso, a importância do atendimento multidisciplinar desenvolvido. No final de cada atendimento foi conseguido mensurar e registrar a redução do padrão de dor nos pacientes acompanhados no decorrer do ano de 2024. Proporcionando uma melhora na qualidade de vida dessas pessoas.
O Gráfico foi criado à partir de dados coletados no ano de 2024 de acordo com uma escala analógica de dor (0-5), adaptada para uso do projeto, respeitando a variação do número de pacientes assíduos e o quantitativo de atendimento mensal.
A escala foi aplicada em cada paciente no início e no final de cada atendimento semanal onde foi observado também a assiduidade e o quantitativo de pacientes diários.
No início do projeto em janeiro de 2024 a média de dor no ínicio da sessão era de 2,5 e ao final da sessão: 0,95. Ao longo dos 12 meses de 2024 houve variação porém a médica anual de dor no ínício da sessão foi de 2,67 e a dor no final da sessão foi de 1,14.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO