As ações preventivas coletivas e/ou individuais e as curativas realizadas na escola mostram-se efetivas na melhora das condições e de hábitos saudáveis na boca. Este projeto prevê o levantamento de necessidades dos alunos, através de exame realizado no ambiente escolar, mediante autorização de seus pais e/ou responsáveis, para identificar as crianças livres de cárie daquelas que possuem lesões cariosas. Com o auxílio do consultório portátil instalado na escola, aquelas com cárie recebem atendimento odontológico curativo e preventivo e as livres das lesões recebem o atendimento preventivo individual de aplicação de selante de cicatrículas e fissuras.
Consultório Portátil dentro da escola como estratégia no sentido de melhorar as condições de saúde bucal para crianças, mostrando uma queda significativa de CPOD. A principal dificuldade é a falta da autorização de alguns pais para que seus filhos tenham atendimento odontológico na escola.
O consultório portátil, montado em uma tenda gazebo, viabiliza ações para prevenção e detecção do câncer de boca com a realização de exames nas áreas urbana e rural, objetivando encaminhar para a unidade odontológica os pacientes necessitados de tratamento, além de visitas aos acamados. Com estas medidas, acredita-se obter o controle das doenças bucais de maior prevalência como cárie, doença periodontal e câncer de boca, reduzindo sua incidência e progressão, melhorando a qualidade de vida dos queluzitanos.
Queluzito, MG, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO