- Atenção Primária à Saúde
Tiago José de Souza
- 03 set 2024
Amapá
O projeto Resgatando Sorrisos foi idealizado para as mulheres, que necessitavam de próteses dentárias com a finalidade de reestabelecer as funções fisiológicas, fonéticas e estéticas do indivíduo. As próteses dentárias adquirem importância a partir do instante em que necessitamos repor as perdas dentárias causadas por cáries, fraturas ou mesmo agenesia. Elas visam restaurar a função, a estética, o conforto e a saúde dos pacientes, visto que as sequelas das perdas dentárias podem ser profundas, principalmente sob o ponto de vista emocional, uma vez que as pessoas podem ficar fora do convívio social durante o período em que as funções, o sorriso e a estética estiverem comprometidos. E o nosso objetivo maior, com esse projeto, foi a reabilitação oral e a retomada e valorização da autoestima de cada uma.
Reabilitação oral e Autoestima da mulher. Normalmente, as mulheres se sentiam constrangidas ao sorrir, causando problemas emocionais ou até psíquicos, principalmente nos casos de dentes anteriores e posteriores. Além disso, os problemas funcionais da falta de dente podem ser vários: problemas como perda de espaço entre dentes vizinhos, prejuízos na oclusão e até mesmo na deglutição e fala. Os pacientes com a falta de um ou mais dentes têm uma certa dificuldade em mastigar corretamente os alimentos, causando problemas digestivos a médio e longo prazo.
É um projeto de suma importância e que podemos constatar a cada projeto realizado, que nosso objetivo final, é sempre alcançado. As mulheres saem com sorriso no rosto, autoestima renovada, com as funções fisiológicas, fonéticas e estéticas. E, depois de todo o processo da reabilitação oral, as mulheres são e devem ser orientadas a respeito da manutenção e higienização correta da prótese.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO