Olá,

Visitante

Projeto memória ativa: idoso contador de estória, lenda e outros causos – Grupo de idosos da Unidade Básica de Saúde do Poti Velho – Teresina (PI)

A demência é uma preocupação de Saúde Pública devido ao aumento do envelhecimento populacional global, sendo uma condição neurológica de comprometimentos de múltiplos domínios cognitivos associados a perdas funcionais para atividade diária. A UBS do Poti Velho está localizada na região norte de Teresina, entre os rios Parnaíba e Poti, e por se tratar de um bairro de pescadores, possui uma cultura rica em lendas, estórias e causos. Esta UBS conta com três equipes da ESF,que assistem 946 idosos, população predominante, residentes nos bairros Alto Alegre, Poti Velho e Mafrense II.Diante disto e reforçando a concepção de promoção,prevenção e manutenção da saúde, as ações das equipes da ESF/NASFAB tentam assegurar além da assistência a saúde, estratégias para promoção da saúde, autocuidado e incentivo a autonomia.o projeto Memória Ativa partiu da compreensão de que devemos cuidar do nosso cérebro para mantê-lo ativo e saudável, sendo assim implantado dentro do grupo de idosos já existente.

Objetivo geral: Trabalhar a memória dos idosos através do resgate das estórias e lendas. Objetivos específicos: Construir livro e CD com as músicas, estórias e lendas contadas pelos idosos do Poti Velho; Contribuir para a autonomia do idoso. O projeto Memória Ativa partiu da participação de profissionais da UBS em evento científico, onde a palestra Envelhecimento Ativo e Memória gerou estímulos à criação e implantação de um programa que proporcionasse atividade mental para idosos. Assim, os encontros são bimestrais, na própria UBS, com uma frequência de 30 pessoas. Foram abordados a memória visual, auditiva, olfativa, tátil e de linguagem, além da ênfase nos 12 passos para manter o cérebro vivo, além do uso de educativos e dinâmicas para o reforço da saúde cognitiva. em 2019 dar-se-á prioridade a memória através do resgate das estórias e lendas do bairro, e a partir disto confeccionou-se folder e CD com os relatos das lendas “recontadas”.

Com o desenvolvimento da atividade, observamos que os Idosos e profissionais da UBS fortaleceram seus vínculos, o que levou a adesão melhor ao tratamento da hipertensão e Diabetes mellitus e outros agravos idosos empoderados, participativos, pois compõe o conselho local de Saúde as famílias relatam diminuição na tristeza e isolamento dos seus idosos melhora do esquecimento da tomada de medicação e resgate da tradição e cultura do bairro.A experiência mostra-se eficaz no trabalho da memória dos idosos de uma forma lúdica,além de ser uma importante estratégia de combate a depressão,ao isolamento social, e estimula o empoderamento dos idosos.É uma experiência que pode ser facilmente replicável, ou adaptada em outras realidades,pois não demanda custos financeiros haja vista utilizar os profissionais da rede de atenção básica da UBS ou do município.Requer leitura,estudo de dinâmicas e jogos para trabalhar as memórias .

Principal

Nancy Nay Leite De A.Loyola Batista

nancyloyola@uol.com.br

Coautores

Alexandrina Raquel De Lima Marinho, Deianna Keise Moita Leite Sobral, Jurací Araújo Teixeira; Sandra, Cecília De Souza Lima, Zulmira Barreira Soares Neta

A prática foi aplicada em

Teresina

Piauí

Nordeste

Instituição

Rua Irmã Cândida, 2844. Bairro Real Copagre. Cep- 64007-640

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Charles Carvalho Camillo Da Silveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

28 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal