O Projeto Identidade foi um Projeto de Extensão Voluntário, fundado e desenvolvido por 10 acadêmicos de Medicina sob a orientação de uma docente, do Centro Universitário Univértix em junho de 2023. Como objetivo, visou-se mediar a criação e manutenção de espaços de interlocução interindividual, comunitária e interinstitucional nas cidades de Matipó – MG e Divino – MG por intermédio da implementação de espaços formativos, informativos e interventivo (reivindicativos) pela qualificação da ação coletiva pelos direitos da cidadania, potencializando instituições, ações e os agentes de atuação local, serviços existentes para vocalizar e veicular demandas para e a partir da comunidade. Justificou-se a partir da análise da necessidade de se discutir e amplificar os conhecimentos dos alunos sobre os transtornos do neurodesenvolvimento, com enfoque no Autismo e TDAH em crianças e jovens. Desenvolveu-se a partir de ações sociais na APAE, CAPSi e em praças públicas com a população.
Identificamos a necessidade de melhorar a inclusão e a qualidade dos serviços de saúde para crianças e jovens autistas, com TDAH ou algum outro transtorno do neurodesenvolvimento em um município do interior de Minas Gerais. Observando a falta de recursos especializados e apoio adequado para essas crianças e suas famílias, decidimos iniciar um projeto voluntário, a fim de que o assunto fosse amplamente discutido. Vimos como oportunidade ir além da teoria e termos contato direto com a população, promovendo o bem-estar.
Os resultados esperados com a implementação do projeto voluntário com crianças autistas em um município do interior de Minas Gerais incluíram uma melhoria significativa na qualidade de vida dessas crianças e suas famílias. Espera-se que os momentos de lazer oferecidos ajudem as crianças a desenvolverem habilidades essenciais para seu dia a dia, enquanto os workshops e palestras promovem uma maior conscientização e aceitação do autismo na comunidade, como exemplo, foi realizado o I Simpósio Identidade, que contou com mais de 200 estudantes e profissionais da área, além de representantes do município. A capacitação dos profissionais de saúde locais deve resultar em um atendimento mais qualificado e humanizado. Inovações incluem a criação de um modelo de atendimento interdisciplinar e a formação de uma rede de apoio comunitária. As lições aprendidas destacam a importância da colaboração comunitária e da educação continuada para a eficácia dos serviços de saúde.
Para facilitar a implementação de um projeto similar, recomenda-se iniciar com um levantamento detalhado das necessidades da comunidade. É fundamental envolver famílias e profissionais locais desde o começo para garantir apoio e colaboração, incluindo o apoio de sua Universidade. A capacitação contínua dos voluntários e profissionais é essencial para a eficácia do projeto. Além disso, documentar todas as etapas do projeto ajudará na avaliação contínua e na replicação em outras regiões. Por fim, promover a conscientização pública sobre o autismo, TDAH e outros transtornos do neurodesenvolvimento é vital para criar um ambiente de apoio.
Matipó, MG, Brasil
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