Olá,

Visitante

Projeto Estimular: Um Novo olhar Sobre o Desenvolvimento Infantil, Estimulando As Habilidades Motoras

O Projeto Estimular baseia-se na estimulação precoce de crianças de 0 a 1 ano de vida, que possuem patologias as quais interferem no desenvolvimento motor. A prática consiste em um conjunto de exercícios realizados através das orientações dos profissionais de Fisioterapia e Fonoaudiologia que visam estimular o desenvolvimento motor, auditivo, visual e cognitivo da criança de acordo com a fase de desenvolvimento. As sessões terapêuticas são realizadas de forma individual, com as crianças devidamente acompanhadas de seus responsáveis, que serão orientados e treinados para realização dos exercícios em ambiente domiciliar. As atividades são direcionadas para o processo de desenvolvimento global da criança, considerando-a como um ser biopsicossocial, com objetivos de oferecer atendimento integral e humanizado para crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor por meio de exercícios específicos que promovam estímulos sensoriais e motores, proporcionando o alongamento e o fortalecimento da musculatura que encontra-se hipotônica, com redução ou perda do tônus muscular, minimizando as possíveis sequelas referentes a patologia e promovendo a funcionalidade da musculatura motora oral e corporal. Além disso, orientar, treinar e motivar pais e cuidadores no processo de estimulação das habilidades motoras. O projeto visa também favorecer o acolhimento familiar e ampliar o vínculo “mãe-bebê”.

Estimulação precoce de crianças de 0 a 1 ano de vida, que possuem patologias as quais interferem no desenvolvimento motor. A prática consiste em um conjunto de exercícios realizados através das orientações dos profissionais de Fisioterapia e Fonoaudiologia que visam estimular o desenvolvimento motor, auditivo, visual e cognitivo da criança de acordo com a fase de desenvolvimento. As sessões terapêuticas são realizadas de forma individual, com as crianças devidamente acompanhadas de seus responsáveis, que serão orientados e treinados para realização dos exercícios em ambiente domiciliar. As atividades são direcionadas para o processo de desenvolvimento global da criança, considerando-a como um ser biopsicossocial.

Recomenda-se a pratica de estimulação precoce em crianças de 0 a 1 ano de vida por ser o período mais rico no desenvolvimento do Sistema Nervoso, por causa das grandes alterações das estruturas e do aumento das redes de comunicação entre os neurônios. É um período de muitas novidades e aprendizagem. Com o Projeto Estimular objetiva-se oferecer atendimento integral e humanizado para crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor por meio de exercícios específicos que promovam estímulos sensoriais e motores, proporcionando o alongamento e o fortalecimento da musculatura que encontra-se hipotônica, com redução ou perda do tônus muscular, minimizando as possíveis sequelas referentes a patologia e promovendo a funcionalidade da musculatura motora oral e corporal. Além disso, orientar, treinar e motivar pais e cuidadores no processo de estimulação das habilidades motoras.

Principal

Lígia Pertúllia Maia Andrade

maia-andrade@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Instituição

Av. Odilon Almeida Barreto

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Josué Casimiro

Conta vinculada

maia-andrade@hotmail.com

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Universalidade Menos Equidade = Desigualdade
Pará
Práticas
O Controle Social e a Saúde do Trabalhador: Seminário de Capacitação para o Fortalecimento das Ações na Macrorregião de Sobral
Ceará
Práticas
Mapeamento Digital das Ubss do Município de Iguaba Grande.
Rio de Janeiro
Práticas
Ações Integradas de Atenção a Saúde Indígena no Município de Tocantinópolis-To
Tocantins
Práticas
Implementação do Procolo de Enfermagem na Atenção Básica no Município de Muqui/Es
Espírito Santo
Práticas
Oficina de Ervas Medicinais para Mulheres Rurais (Teresópolis)
Rio de Janeiro
Práticas
Saúde Digital no Municipio de Itapema: Implantação do Atendimento Nutricional online
Santa Catarina
Práticas
Medicamentos Fitoterapicos: Xaropes, Sabonete Medicinal e Óleo para os Pés.
Goiás
Práticas
Saúde Bucal: uma Abordagem Multidisciplinar e Transversal no Programa Saúde na Escola
Santa Catarina
Práticas
Trabalhando a Sexualidade no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Santa Catarina