Projeto Estimular: um novo olhar sobre o desenvolvimento infantil estimulando as habilidades motoras

O Projeto Estimular baseia-se na estimulação precoce de crianças de 0 a 1 ano de vida, que possuem patologias as quais interferem no desenvolvimento motor. A prática consiste em um conjunto de exercícios realizados através das orientações dos profissionais de Fisioterapia e Fonoaudiologia que visam estimular o desenvolvimento motor, auditivo, visual e cognitivo da criança de acordo com a fase de desenvolvimento. As sessões terapêuticas são realizadas de forma individual, com as crianças devidamente acompanhadas de seus responsáveis, que serão orientados e treinados para realização dos exercícios em ambiente domiciliar. As atividades são direcionadas para o processo de desenvolvimento global da criança, considerando-a como um ser biopsicossocial, com objetivos de oferecer atendimento integral e humanizado para crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor por meio de exercícios específicos que promovam estímulos sensoriais e motores, proporcionando o alongamento e o fortalecimento da musculatura que encontra-se hipotônica, com redução ou perda do tônus muscular, minimizando as possíveis sequelas referentes a patologia e promovendo a funcionalidade da musculatura motora oral e corporal. Além disso, orientar, treinar e motivar pais e cuidadores no processo de estimulação das habilidades motoras. O projeto visa também favorecer o acolhimento familiar e ampliar o vínculo mãe-bebê.

Estimulação precoce de crianças de 0 a 1 ano de vida, que possuem patologias as quais interferem no desenvolvimento motor. A prática consiste em um conjunto de exercícios realizados através das orientações dos profissionais de Fisioterapia e Fonoaudiologia que visam estimular o desenvolvimento motor, auditivo, visual e cognitivo da criança de acordo com a fase de desenvolvimento. As sessões terapêuticas são realizadas de forma individual, com as crianças devidamente acompanhadas de seus responsáveis, que serão orientados e treinados para realização dos exercícios em ambiente domiciliar. As atividades são direcionadas para o processo de desenvolvimento global da criança, considerando-a como um ser biopsicossocial.

Recomenda-se a pratica de estimulação precoce em crianças de 0 a 1 ano de vida por ser o período mais rico no desenvolvimento do Sistema Nervoso, por causa das grandes alterações das estruturas e do aumento das redes de comunicação entre os neurônios. É um período de muitas novidades e aprendizagem. Com o Projeto Estimular objetiva-se oferecer atendimento integral e humanizado para crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor por meio de exercícios específicos que promovam estímulos sensoriais e motores, proporcionando o alongamento e o fortalecimento da musculatura que encontra-se hipotônica, com redução ou perda do tônus muscular, minimizando as possíveis sequelas referentes a patologia e promovendo a funcionalidade da musculatura motora oral e corporal. Além disso, orientar, treinar e motivar pais e cuidadores no processo de estimulação das habilidades motoras.

Principal

Lígia Pertúllia Maia Andrade

maia-andrade@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Sebastião Lucena, no 65, Queimadas - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Josué Casimiro

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

11 nov 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas