Projeto Curumim na Promoção de Saúde Integral

O Projeto tem como objetivo prevenir situações de risco de crianças e adolescentes e minimizar suas consequências, por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população em situação de vulnerabilidade social em favelas da cidade de Volta Redonda, decorrente da desigualdade social produtora de pobreza, que se intensificou com a pandemia de Covid-19 e seus efeitos.

As ações visam a contribuir com a segurança alimentar – distribuição de cestas básicas e fornecimento de refeições durante atividades presenciais –, com a garantia de continuidade da escolarização – suporte escolar e acesso a material didático distribuído pelas escolas –, com o acesso a informações qualificadas para controle da disseminação do novo coronavírus – produção, distribuição e discussão de material digital educativo – e distribuição de insumos para higiene e proteção individual – sabão, álcool gel e máscaras.

Aspectos como ausência de renda, precário ou nulo acesso a serviços públicos, aumento de índices de violência, medo de contágio, sofrimento decorrente de morte de familiares, confinamento de famílias numerosas em espaços domiciliares reduzidos e interrupção de atividades escolares concorrem para aumento de situações desgastantes para toda a população, em especial crianças e adolescentes, por disporem de menos recursos para significá-las e enfrentá-las.

Diante desse cenário, realiza atividades que visam a orientar sobre cuidados de precaução e segurança sanitária. Além da atuação majoritária por meio de dispositivos remotos, são realizadas ações presenciais com as famílias, com adoção das medidas preventivas preconizadas pelas autoridades públicas.

À exceção das ações de informação e educação em saúde – destinadas a toda a população das favelas assistidas –, o suporte direto do projeto tem como beneficiários 315 crianças e adolescentes, alcançando 1260 usuários ao considerar a rede sociofamiliar.

Principal

Casa da Criança e do Adolescente

casadacrianca2@yahoo.com.br

Coordenador Técnico

A prática foi aplicada em

Volta Redonda

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua 16, 104 - Vila Santa Cecília, Volta Redonda - RJ, 27260-110, Brasil

Uma organização do tipo

Terceiro Setor

Foi cadastrada por

Victor Hugo Guedes Rocha

Conta vinculada

30 dez 2024

CADASTRO

30 dez 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas