- Educação, Informação e Comunicação em Saúde
Maria do Socorro Melo Brandão
- 05 nov 2024
A prevalência de fatores de riscos modificáveis na população brasileira, como dieta inadequada, atividade física insuficiente, tabagismos e uso abusivo de álcool, reflete na crescente incidência de doenças crônicas não transmissíveis. Este cenário aponta a necessidade de focar nas estratégias de saúde pública a promoção, prevenção e tratamento das DCNTs por meio de ações amplas e multiprofissionais para proporcionar melhora da qualidade de vida da população. Nesse sentido estudos tem mostrado estratégias multiprofissionais diversificadas com o propósito de qualificar o modelo assistencial em saúde para que haja melhor atendimento às crescentes demandas de saúde, de acordo com os princípios do SUS. Assim, práticas de educação em saúde tem mostrado relevância terapêutica, além de ser bem avaliada pela comunidade e pelos profissionais inseridos nesse contexto, permitindo também a reflexão da realidade local, bem como um espaço de constante produção coletiva e empoderamento de seus membros. O programa Comunidade em Movimento (CM), inserido no PRÓ/PET SAÚDE, visa atender a comunidade adstrita a Unidade Básica de Saúde mediante ações de incentivo a hábitos saudáveis, como atividade física, educação alimentar, educação em saúde, direitos à saúde e práticas integrativas e complementares. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos participantes referente às ações desenvolvidas pelo CM. Metodologia: Foram selecionados os participantes do programa CM cadastrados na Unidade de Saúde da Família do bairro Residencial Coxipó I que fazem as atividades do grupo desde a sua formação, em fevereiro de 2013. Para a coleta de dados foram feitas entrevistas com roteiro semiestruturado, aplicado por meio de visitas domiciliares, no período de setembro á outubro de 2013. O roteiro foi composto por três questões abertas, sendo: Quais melhorias você percebeu na sua vida depois que começou a participar do projeto Comunidade em Movimento? ( Questão 1) &ldquo Quais hábitos você mudou após as atividades educativas? ( Questão 2) e Quais sugestões você daria para a melhoria do projeto (Questão 3). Resultados: Com a análise das entrevistas foi possível a categorização da questão 1 em três dimensões: a) física e clínica b) psicológica e c) relação interpessoal e engajamento social. Foram encontradas na primeira categoria relatos de perda de peso, diminuição de dores, redução dos níveis pressóricos, melhora do sono, disposição, sensação de mais saúde, vida mais ativa, flexibilidade, melhora na coordenação motora, agilidade, identificação de alguma patologia, controle de colesterol e equilíbrio. Na segunda categoria: melhora da autoestima, sentimento de alegria, autocuidado, diminuição do estresse, força de vontade e sentimento de bem-estar. E na terceira: convívio com outras pessoas, aumento do círculo de amizades, pró-ativa para auxiliar o outro, despertar de lideranças comunitárias, maior empoderamento social, preocupação com a comunidade, participação em eventos da comunidade. As respostas encontradas para o questionamento 2, foram referentes a mudanças de hábitos alimentares e aumento da prática autônoma de exercícios físicos, tais como: caminhadas e alongamentos feitos em casa. As sugestões mais citadas pelos entrevistados na questão 03 foram: aumento da frequência dos dias de atividade física e melhora no espaço físico utilizado. Conclusão: Pode-se concluir que o programa tem proporcionado amplas melhorias na qualidade de vida da comunidade e têm estimulado estilos de vida mais saudáveis e maior engajamento social.
A prevalência de fatores de riscos modificáveis na população brasileira, como dieta inadequada, atividade física insuficiente, tabagismos e uso abusivo de álcool, reflete na crescente incidência de doenças crônicas não transmissíveis.
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