Olá,

Visitante

Projeto “Cair de Maduro Só Fruta”: Esquadrão Anti que das “Me Segura que Senão Eu Caio” na Unidade Básica de Saúde do Poti Velho Teresina-Pi

A longevidade é crescente na população, e os idosos têm se destacado ao longo das décadas por seu crescimento populacional, comum em diversos países. Com o envelhecimento acelerado as morbidades prevalentes nessa faixa etária aumentaram, dentre elas as quedas: 30 a 40% dos idosos caem uma vez por ano. A maior parte das quedas ocorre em idosos acima de 75 anos, a maioria são em mulheres (menopausa, osteoporose, automedicação, atividades dentro de casa). Essa estatística levou a elaboração e implantação do projeto Cair de maduro só Fruta, na UBS do bairro Poti Velho, após reunião da equipe 188, onde a maior parte da população atendida é idosa, e vinha se evadindo dos grupos existentes na UBS por conta das quedas. Mesmo após as ações desenvolvidas, viu-se que os idosos continuavam caindo. Assim surgiu a necessidade de trabalharmos a prevenção de quedas no domicílio, nascendo o Esquadrão Anti Quedas.

GERAL: Prevenção de quedas em idosos ESPECÍFICOS: Visitar os domicílios dos idosos para identificação de fatores de risco para quedas Oferecer aos familiares e cuidadores ferramentas para diminuir o risco de quedas no domicílio através da adequação A partir do crescente número de quedas entre os idosos no território, a eSF buscou estratégias para amenizar esta problemática, surge o Projeto cair de Maduro só fruta com reuniões mensais com a participação de idosos e seus cuidadores, onde a cada mês uma temática diferente é abordada. Mesmo com o projeto o número de quedas não diminuía. A equipe discute soluções e assim surge o esquadrão Antiquedas composto por profissionais da ESF e NASF-AB que visitaria os domicílios dos idosos para identificar riscos para queda e trabalhar com as famílias as adequações necessárias. Foi confeccionado um Portfólio com sugestões e orientação das adequações possíveis. Paralelamente o projeto é divulgado na mídia e levado para diversos grupos da sociedade.

Redução do número de quedas em 2018 (5 quedas) e em 2019 apenas 2 para o mesmo período conscientização das famílias sobre a importância de adequar o domicílio para prevenir quedas em seus idosos adequação de vários domicílios visitados melhor vínculo dos profissionais e famílias de idosos melhor adesão ao tratamento da hipertensão arterial e diabetes participação dos idosos nas atividades da UBS como grupo de danças, exercícios funcionais, oficinas de alongamento e nutrição saudável e com isso prevenção de depressão e isolamento dos idosos.A experiência do Esquadrão antiquedas tem se mostrado eficaz na redução do número de quedas em idosos. É uma ação que pode ser replicável e modificada para outros territórios que assistem grande número de idoso, pois não demanda custos adicionais apenas utilizar recursos humanos e materiais disponíveis na rede de assistência a saúde. Os encontros podem ser na própria UBS ou em locais comunitários. E melhora a qualidade de vida dos idosos.

Principal

Nancy Nay Leite De Araújo Loiola Batista

nancyloiola@uol.com.br

Coautores

Edna Albuquerque Brito, Jurací Araújo Teixeira, Thatiane Vila Nova Da Silva, Yatamiris Pâmela Da Silva Aguiar, Zulmira Barreira Soares Neta

A prática foi aplicada em

Teresina

Piauí

Nordeste

Instituição

Rua Irmã Cândida, 2844. Bairro Real Copagre. Cep- 64007-640

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Charles Carvalho Camillo Da Silveira

Conta vinculada

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal