Finalidade da experiência: despertar nos estudantes e na comunidade local, a necessidade da vigilância na prevenção de dengue. O Projeto Atalaia no Combate à Dengue é executado nas escolas do município de Atalaia. Para isto, o projeto utilizou das seguintes estratégias: mapear os pontos críticos onde existiam larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e oferecer subsídios que auxiliem os cidadãos a se engajar na tarefa de difundir e trocar experiências com o maior número de pessoas no combate a Dengue. O projeto foi desenvolvido nas maiores escolas do município, com destaque para a Escola Municipal Antonio Amâncio de Melo Bastos, maior escola do município, onde o Núcleo de Endemias realizou atividades educativas nas salas de aula e exposição de larvas, mosquitos e objetos que contribuem para a proliferação dos focos de dengue. A equipe da Vigilância Sanitária realizou a inspeção nas escolas, a fim de encontrar focos de Dengue e mostrar formas de prevenção. Após as atividades educativas, os alunos foram convidados a participar de uma gincana organizada pelo PSE e NUPS, onde foram estimulados a procurar maior quantidade de insumos que servissem como criadouro para focos de Dengue e confeccionar cartazes, panfletos e demais materiais para serem expostos no mutirão de combate à dengue, percorrendo as principais ruas da cidade, com apoio da guarda municipal e carro de som. Após o desenvolvimento das atividades foram entregues dois tablets, doados pela Secretaria de Saúde, para os alunos que coletassem a maior quantidade de insumos. Após o desenvolvimento das ações, onde houve a participação e engajamento de todos os atores, foram concluídos os trabalhos e os insumos arrecadados foram doados para catadores de lixo do município.
O Projeto Atalaia no Combate à Dengue foi desenvolvido em consonância com as secretarias de educação e saúde, através Núcleo de Promoção da Saúde, Programa Saúde na Escola, Vigilância Sanitária e Núcleo de Endemias, em agosto/setembro de 2013, e seu objetivo foi despertar na comunidade maneiras de combater o mosquito da dengue. O Projeto foi desenvolvido nas maiores escolas do município, com destaque para a Escola Municipal Antonio Amâncio de Melo Bastos, o Núcleo de Endemias realizou atividades educativas nas salas de aula e exposição de larvas, mosquitos e objetos que contribuem para a proliferação dos focos de Dengue. A equipe da Vigilância Sanitária realizou a inspeção nas escolas, a fim de encontrar focos de Dengue e mostrar formas de prevenção. Após as atividades educativas, os alunos foram convidados a participar de uma gincana organizada pelo PSE, foram estimulados a procurar maior quantidade de insumos que servissem como criadouro para focos de Dengue e confeccionar cartazes, panfletos e demais materiais para serem expostos no mutirão de combate à dengue, percorrendo as principais ruas da cidade, com apoio da guarda municipal e carro de som. Após o desenvolvimento das atividades foram entregues dois tablets, doados pela Secretaria de Saúde, para os alunos que coletassem a maior quantidade de insumos. Após o desenvolvimento das ações, onde houve a participação e engajamento de todos os atores, foram concluídos os trabalhos e os insumos arrecadados foram doados para catadores de lixo do município.
O Projeto Atalaia no Combate à Dengue será novamente desenvolvido em 2014 e estendido para outras escolas. Mediante o apoio e dedicação dos professores, e o empenho dos alunos e de toda equipe escolar, a experiência com o Projeto Atalaia no Combate à Dengue mostrou que a parceria saúde+educação pode alcançar grande êxito.
Travessa Onze de Junho - Atalaia, AL, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO