Olá,

Visitante

Projeto Atalaia no Combate a Dengue

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:Despertar nos estudantes e na comunidade local, a necessidade da vigilância na prevenção de Dengue.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: O Projeto Atalaia no Combate a Dengue é executado nas escolas do município de Atalaia. Para isto, o projeto utilizou das seguintes estratégias: mapear os pontos críticos onde existiam larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, e oferecer subsídios que auxiliem os cidadãos a se engajar na tarefa de difundir e trocar experiências com o maior número de pessoas no combate a Dengue. O Projeto foi desenvolvido nas maiores escolas do município, com destaque para a Escola Municipal Antonio Amâncio de Melo Bastos, maior escola do município, onde o Núcleo de Endemias realizou atividades educativas nas salas de aula e exposição de larvas, mosquitos e objetos que contribuem para a proliferação dos focos de Dengue. A equipe da Vigilância Sanitária realizou a inspeção nas escolas, a fim de encontrar focos de Dengue e mostrar formas de prevenção. Após as atividades educativas, os alunos foram convidados a participar de uma gincana organizada pelo PSE e NUPS, onde foram estimulados a procurar maior quantidade de insumos que servissem como criadouro para focos de Dengue e confeccionar cartazes, panfletos e demais materiais para serem expostos no “Mutirão de Combate a Dengue”, percorrendo as principais ruas da cidade, com apoio da guarda municipal e carro de som. Após o desenvolvimento das atividades foram entregues dois tablets, doados pela Secretaria de Saúde, para os alunos que coletassem a maior quantidade de insumos. Após o desenvolvimento das ações, onde houve a participação e engajamento de todos os atores, foram concluídos os trabalhos e os insumos arrecadados foram doados para catadores de lixo do município.

O Projeto Atalaia no Combate a Dengue foi desenvolvido em consonância com as secretarias de educação e saúde, através Núcleo de Promoção da Saúde, Programa Saúde na Escola, Vigilância Sanitária e Núcleo de Endemias, em agosto/setembro de 2013, e seu objetivo foi despertar na comunidade maneiras de combater o mosquito da dengue. O Projeto foi desenvolvido nas maiores escolas do município, com destaque para a Escola Municipal Antonio Amâncio de Melo Bastos, onde o Núcleo de Endemias realizou atividades educativas nas salas de aula e exposição de larvas, mosquitos e objetos que contribuem para a proliferação dos focos de Dengue. A equipe da Vigilância Sanitária realizou a inspeção nas escolas, a fim de encontrar focos de Dengue e mostrar formas de prevenção. Após as atividades educativas, os alunos foram convidados a participar de uma gincana organizada pelo PSE e NUPS, onde foram estimulados a procurar maior quantidade de insumos que servissem como criadouro para focos de Dengue e confeccionar cartazes, panfletos e demais materiais para serem expostos no “Mutirão de Combate a Dengue”, percorrendo as principais ruas da cidade, com apoio da guarda municipal e carro de som. Após o desenvolvimento das atividades foram entregues dois tablets, doados pela Secretaria de Saúde, para os alunos que coletassem a maior quantidade de insumos. Após o desenvolvimento das ações, onde houve a participação e engajamento de todos os atores, foram concluídos os trabalhos e os insumos arrecadados foram doados para catadores de lixo do município.

O Projeto Atalaia no Combate a Dengue será novamente desenvolvido em 2014 e estendido para outras escolas.Mediante o apoio e dedicação dos professores, e o empenho dos alunos e de toda equipe escolar, a experiência com o Projeto Atalaia no Combate a Dengue, mostrou que a parceria saúde+educação pode alcançar grande êxito.

Principal

Lívia Thiane Albuquerque de Oliveira

atalaia@saude.al.gov.br

A prática foi aplicada em

Atalaia

Alagoas

Nordeste

Instituição

Travessa Onze de Junho, Centro, 274

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Lívia Thiane Albuquerque de Oliveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

13 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba
Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba
Práticas
Acolhimento e seguimento intersetorial às crianças e adolescentes vítimas de violências
Paraíba