Olá,

Visitante

Programa Saúde na Escola em Meio a Pandemia Covid-19: Experiência Exitosa em Benedito Novo – Sc

O município de Benedito Novo aderiu ao novo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE) em fevereiro de 2021, contendo 13 ações com temas de educação em saúde e práticas em saúde, 16 escolas e 1.988 educandos pactuados com a participação de 5 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Em meio ao cenário pandêmico, foram tomadas medidas de segurança implantadas nas escolas de todo o Brasil para controlar a disseminação da Covid-19, através de aulas remotas e impedimento da entrada de profissionais que não fazem parte do corpo docente no ambiente escolar. O desafio de atingir com êxito o principal objetivo do programa que é a promoção e atenção à saúde e prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares, articulada de forma intersetorial, corroborou para a necessidade de mudança de formato do PSE para ações virtuais/remotas através da Semana Saúde na Escola online.

Objetivo geral: Promover ações de prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares, articuladas de forma intersetorial entre as redes de saúde e de educação, em meio a pandemia Covid-19Objetivos específicos: Desenvolver ações efetivas que não coloquem em risco a saúde das crianças e aumente a disseminação da Covid-19

O SUS em Benedito Novo conta com excelentes profissionais de saúde em todos os setores e especialidades. Explorar suas competências para ações de educação em saúde no município foram determinantes para o sucesso do programa, bem como a articulação e o comprometimento dos professores, diretores e demais profissionais de educação para garantir que o programa acontecesse. A reformulação do programa para o formato online durante a pandemia permitiu acesso à informação de qualidade, conteúdos criados por profissionais de saúde capacitados e que conhecem a realidade do município, pois são profissionais que têm vínculo com a comunidade, atuando dia-a-dia na ponta, na Atenção Primária. A pandemia Covid-19 trouxe para o mundo perdas irreparáveis, mas em contrapartida, houve uma força propulsora e uma necessidade de reinventar a Educação em Saúde e não deixar esse programa federal tão relevante e abrangente se perder no caminho ou se ofuscar durante a pandemia. Foi preciso agir e conectar alunos, professores, comunidade e profissionais da saúde, para promover saúde aos escolares de Benedito Novo.

Principal

Jessica Nasato Beber

jessicanasato@live.com

A prática foi aplicada em

Benedito Novo

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Celso Ramos

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Jessica Nasato Beber

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba
Práticas
Atuação do programa saúde na escola (PSE) no enfrentamento da dengue e outras arboviroses
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Zoonoses e Vetores na Escola: Informação, Educação e Comunicação em Saúde como ferramenta de mudança.
Rio de Janeiro
Práticas
A Integração Ensino Serviço Comunidade em Volta Redonda/RJ: Em defesa da formação no SUS para o SUS
Rio de Janeiro