Olá,

Visitante

Literacia para a Saúde na Puericultura odontológica: Experiência de Tele orientações na Aps.

A gestão do cuidado em saúde bucal se concretiza por meio das ações e serviços coordenados pela APS do município de Rio do Sul que, preocupada com atenção à saúde infantil nos tempos de pandemia, elaborou protocolo de ação para comunicação com os pais da puericultura. O enfoque das ações está pautado na literacia para a saúde e advém de ações de educação para a promoção da saúde infantil. O município já possuía um programa destinado ao público materno infantil, que foi adaptado para a situação emergencial da pandemia da COVID-19 e, após avaliação, assumiu o formato atual, iniciado por contato telefônico e posteriormente via online (whatsapp), centrado nos primeiros 12 meses de vida. Torna-se assim o mecanismo para aumentar a capacidade dos pais de acessarem, usarem informações, a fim de tomarem decisões apropriadas para melhoria de vida e saúde (WHO, 2009), neste caso com extensão à saúde dos seus filhos. Pela premissa da integralidade, justifica-se esse tipo de ação que se preocupa com a saúde em todos os seus ciclos de vida e a articulação com demais setores da saúde infantil, tais como, pediatria, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia, nos diversos pontos da rede.

Objetivo geral

Ao considerar o cuidado em saúde bucal mediado por tecnologias e a organização de um novo processo de trabalho na Atenção Primária à saúde foi possível o alcance da integralidade na atenção infantil até um ano de idade. O enfoque interprofissional possibilita a ampliação de uma ação específica da saúde oral para a geral. Dessa forma, com a experiência é possível obter uma nova forma de acesso, manter o contato com pais de forma online além de fomentar a escuta e encaminhamento dos casos para profissionais referidos e dar continuidade ao cuidado.

Principal

Darclé Cardoso

ceoriodosul@gmail.com

A prática foi aplicada em

Rio do Sul

Santa Catarina

Sul

Instituição

Rua Tuiutí 154

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Darclé Cardoso

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
A educação permanente dos profissionais de enfermagem como estratégia no enfrentamento à dengue
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba
Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba