Olá,

Visitante

Programa Imuniza Siriri. Vacina Mais Perto de Você!

O município de Siriri possui 9.046 habitantes, de acordo com estimativas do último censo do IBGE, cobertas por quatro equipes de saúde da familia (ESF), 22 Agentes Comunitários de Saúde e uma equipe multiprofissional, que conta com assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga que juntos fazem o atendimento da atenção básica do município que é a porta de entrada de acesso do usuário aos serviços de saúde. A estratégia de Imunização através do Programa Imuniza Siriri, vacina mais perto de você, foi implementada em janeiro de 2021 em meio ao no Plano de imunização contra Covid-19 sendo posteriormente incorporado aos outros imunizantes disponíveis no sistema único de saúde municipal. Em meio ao processo de trabalho todos têm seu protagonismo no programa, estando envolvidos desde o planejamento à execução do serviço. Cada equipe de saúde é responsável por realizar o levantamento, estratificação, busca ativa e vacinação de suas respectivas áreas sob supervisão da coordenação de atenção básica municipal. As atividades de educação em saúde, fortalecimento intersetorial e educação permanente para ACS ficaram a cargo das equipes do NASF supervisionado pela respectiva coordenação. O monitoramento, avaliação, previsão de insumos, investigação de casos de eventos adversos relacionados à vacina e capacitações aos demais profissionais de nível médio e superior ficaram a cargo das coordenações de imunização e vigilância, coube a gestão municipal a responsabilidade de garantir os recursos materiais necessários para o bom andamento do programa.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973 – antes mesmo da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, foi determinante para o controle bem-sucedido das doenças imunopreveníveis no nosso país. Sua atuação contribuiu sobremaneira para melhorias importantes na situação de saúde da população brasileira. Infelizmente, nos últimos anos, esse importante Programa tem como maior desafio a diminuição da adesão por conta de “fake news”, negacionismo e movimento antivacina, os quais perpetuaram o ciclo epidêmico, trazendo de volta inclusive doenças anteriormente erradicadas no nosso país e a sobrecarga de serviços de saúde tanto para profissionais quanto para gestão diante da pandemia. Baseado nessas informações ressalta-se a importância da gestão em traçar planos e políticas de saúde para retomar o sucesso do PNI e a manutenção das coberturas vacinais adequadas, assim como o resgate do trabalho em equipe e da adesão a vacinação. O programa Imuniza Siriri, vacina mais perto de você, reorganizou o serviço de imunização municipal trazendo mais eficiência, eficácia e efetividade, acarretando em impactos positivos na cobertura vacinal dos munícipes.

Para o controle da pandemia do Covid-19 assim como a obtenção de coberturas vacinais satisfatórias fossem efetivos e equânimes, o município de Siriri buscou através do Programa Imuniza Siriri, vacina mais perto de você, fortalecer e garantir o acesso universal e oportuno às vacinas aos seus munícipes, através de estratégias de distribuição mais rápida, efetiva e em maior escala de vacinas para todas as regiões principalmente as mais carentes e remotas com menor adesão, favorecendo uma oferta mais igualitária entre indivíduos e grupos sociais vulneráveis, inclusive trazendo a estratégia de busca ativa e vacinação extradomiciliares a pacientes que por fatores culturais, sociais ou de trabalho não buscavam o serviço de imunização, além disso, oportunizamos a ampla divulgação de notícias promovendo acesso a informações de saúde, desmistificando as Fake News disseminadas acerca das vacinas. O Programa Imuniza Siriri, vacina mais perto de você, possui as seguintes estratégias: Levantamento e estratificação etária e de risco; Busca ativa dos cidadãos através do Agente Comunitário de Saúde; Vacinação no domicílio para maiores de 70 anos e pessoa com deficiência; Busca ativa e vacinação extradomiciliar; Fortalecimento das ações de educação em saúde via ACS, NASF e ESF quanto à importância da imunização; Visita domiciliar da equipe em casos de recusa no intuito de não desistir daquele usuário e buscar convencê-lo da importância das vacinas; Verificação de situação vacinal quadrimestral; Articulação intersetorial potencializando a estratégia do cuidado; Implantação do serviço temporário do “buzão da vacina” no turno da noite na zona rural e na sede com ampla divulgação de cronograma para que todos pudessem ter acesso ao serviço, em especial, aos que exercem atividade laboral em outros territórios. Ampliação de turnos da sala de vacina e de pontos de vacinação em finais de semana; Intensificação de ações de educação permanente em saúde na temática imunização.

Os resultados do Programa Imuniza Siriri, vacina mais perto de você, foram profundamente satisfatórios, pois as estratégias e ações realizadas oportunizaram de maneira significativa a adesão dos munícipes à imunização. Embora já houvessem quedas nas coberturas vacinais de rotina antes da pandemia, a situação agravou-se com a chegada dela, a desinformação, a interrupção de serviços essenciais de saúde e o medo das famílias de sair de casa e se contaminar com a Covid-19 deixaram inúmeras pessoas sem acesso à imunização de rotina contra outras doenças. O ponto alto deste programa foi à reversão do declínio dessas coberturas antes não atingidas como, por exemplo, o indicador de proporção de vacinas em crianças menores de 2 anos, sendo atingido depois de alguns anos o percentual de 100%. Outro aspecto que impulsionou esses resultados foi que o “Imuniza Siriri, vacina mais perto de você” teve como um dos seus pilares a cobertura integral da vacinação, buscando imunizar nossos munícipes onde estivessem, seja no domicílio, seja na feira, seja no rio, etc. O empenho das equipes recebeu reconhecimento e gerou repercussão a nível nacional em programas e sítios eletrônicos como: Caldeirão do Huck e G1, dando início a estratégia da busca ativa e vacinação extradomiciliar, essa publicidade positiva gerou um sentimento de pertencimento e orgulho na população e também nas equipes de saúde favorecendo ainda mais a adesão da mesma e a efetividade do programa. Consideramos que ações como essas direcionam cada vez mais a gestão e equipes de saúde a se pautarem nos princípios do SUS em prol de uma saúde pública, gratuita, equânime e acessível, melhorando assim a qualidade dos serviços para a toda a população siririense.

Principal

Tatiane De Oliveira Carvalho Luz

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

30 ago 2023

e atualizada em

30 ago 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba