- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
Reconhecendo a situação de emergência na saúde pública ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus, a secretaria de Saúde do município de Três Rios, seguindo orientações da Nota Técnica da ANVISA para serviços de saúde (04/2020), criou o Programa de Atendimento aos Pacientes em Isolamento Domiciliar por Covid-19 (PAID), como uma das medidas de enfrentamento, através do decreto 6281-2020 publicado no Boletim Informativo Oficial 1596 de 10/04/2020.Os pacientes são encaminhados ao PAID do primeiro ponto de contato com o sistema de saúde, ou dos serviços de Pronto Atendimento (Centro de triagem do Triângulo, UPA, Atenção Básica ou HCNSC. O Programa é composto por todos servidores municipais (estatutários, CLT, RPA, DAS, FGs e outros), profissionais de saúde ou não, lotados na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil para auxiliarem no enfrentamento da Pandemia do COVID-19. O regime de turnos de trabalho obedece as escalas de plantões de 12 horas, das 07h00m às 19h00m, nos 07 (sete) dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Durante os plantões, os profissionais realizam telemonitoramento através de contatos telefônicos durante 14 dias (período que pode ser avaliado de acordo com cada caso). A função da ligação telefônica é verificar sobre o estado clínico atual dos pacientes e fornecer informações sobre o novo Coronavírus: medidas preventivas e cuidados no isolamento, transmissão, sintomas, recomendações para a melhora do quadro e quando devem procurar auxílio as unidades de saúde. No caso de agravo dos sinais e sintomas informados durante o telemonitoramento, acontece a Visita Domiciliar (VD) pela equipe capacitada. Em avaliação, se observada descompensação cardiopulmonar e/ou por doença prévia, saturação abaixo de 92% e rebaixamento de nível de consciência, é realizada a remoção do paciente para Unidades de urgência e emergência e, se necessário, internação hospitalar.
O PAID tem como objetivos:- Responsabilizar-se em promover a assistênca de cuidados em saúde aos pacientes e a seus familiares que estão devidamente atestados em isolamento domiciliar com suspeita e/ou confirmação para COVID-19- Monitorar e acompanhar estes pacientes, fortalecendo assim as ações de isolamento, dando suporte aos pacientes e evitando uma busca não efetiva aos pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
A criação do PAID (Programa de Atendimento aos Pacientes em Isolamento Domiciliar por Covid-19) vem se mostrando significativa dentre as demais medidas de enfrentamento ao Coronavírus adotadas pelo município de Três Rios. O telemonitoramento diário dos pacientes e a visita domiciliar evidenciam estratégias efetivas de manejo do agravo dos sintomas. Importante destacar o empenho dos profissionais e dos gestores de saúde no controle da pandemia da Covid-19.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO