Olá,

Visitante

Programa A Hora do Bebê: um programa de rádio voltado para a primeira infância

Em novembro de 2018, a Fundação de Saúde Pública de Vitória da Conquista, em colaboração com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Cultura e Desenvolvimento Social, realizou a 3º Semana do Bebê, uma ação voltada para as questões da primeira infância e que tinha o objetivo de envolver à comunidade, através da arte do encontro e um pensamento construtivo acerca deste anos iniciais. o projeto de rádio “A Hora do Bebê” nasce de um sonho, em conjunto. Realizado através de várias mãos, a Fundação de Saúde desejava chegar à comunidade com as informações mais precisas, consistentes e conscientes. E concretizar esse sonho só foi possível depois que concorremos, através de um edital de extensão da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). Daí sim, depois de uma seleção, foi possível realizar este encontro – público e Hospital Esaú Matos. A Hora do Bebê é o resultado de um processo colaborativo e criativo, criado pela Fundação de Saúde Pública de Vitória da Conquista.

Objetivo Geral: o objetivo do programa é, de forma divertida, transmitir informações sobre saúde, cultura e educação, pontos essenciais para o desenvolvimento, na primeira infância, ampliando um leque de possibilidades de informações para o público. o Programa A Hora do Bebê é realizado através de um processo colaborativo, empregando diversos profissionais da Saúde que comungam do espirito criativo e inovador que um programa de rádio deve ter. Cada mês já existe um tema pré-existente, decidido em reunião trimestral. Estrutura do Programa: 1. jingle: tema de abertura do programa. 2. Abertura: cumprimento ao ouvinte. 3. Quadros: A hora do Blablaês (Descomplicando as línguas dos bebês), momento de entrevistas com temas diversos, tendo a participação do público com perguntas. A hora do depoimento: depoimentos positivos sobre a Fundação, as Secretarias Municipais, bem como as unidades básicas de saúde. A hora do chocalho – entrevistas realizada pelo BB (Benicio Bittencourt):

Os resultados alcançados são inúmeros, com impacto positivo dentro da instituição e fora dela. Ao longo desse ano, foram produzidos e gravados em média um programa semanal, totalizando 9 programas, com duração de 1h, com as participações de funcionários, colaboradores, usuários, pais, mães, as famílias, e até a comunidade. As famílias já sinalizam o ganho com o programa e o resultado nas unidades de saúde é enorme. Os programas produzidos e apresentados pelos envolvidos no Projeto são veiculados pela Rádio UESB FM, realizando, dessa forma, um de seus principais objetivos: a inserção do que sentimos e pensamos nos veículos de comunicação social. Em suma, esses dados evidenciam que o programa A Hora do Bebê, produzido pela Fundação de Saúde Pública em Vitória da Conquista, e parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vem se consolidando como uma prática que, efetivamente, fortalece a expressão criativa e peculiar da comunidade de saúde, que tem uma história, uma cultura para ser conhecida, pesquisada e a ser veiculada, via rádio, para seus habitantes.

Principal

Felipe Oliveira Bittencourt

culturafsvc@gmail.com

Coautores

Daiseane Da Silva Andrade, Célio Santos Silva

A prática foi aplicada em

Vitória da Conquista

Vitória da Conquista

Vitória da Conquista

Vitória da Conquista

Vitória da Conquista

Vitória da Conquista

Vitória da Conquista

Vitória da Conquista

Vitória da Conquista

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Fundação de Saúde Pública de Vitória da Conquista

Avenida Larissa Cavalcante, S/N, Condomínio Green Ville, Rua Principal, 6 - Boa Vista, Vitória Da Conquista - BA, 45027-400

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

José Raimundo Costa Fernandes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

09 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Acôes de promoção e prevenção a saúde integradas, com outras vigilâncias, equipe multidisciplinar e APS para trabalhadores e trabalhadoras, realizadas no lde trabalho, das empresas privadas parceiras do municipio de João Câmara, RN
Rio Grande do Norte
Práticas
Pode ser lindo aprender no SUS: uma proposta para o acolhimento dos futuros trabalhadores da saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Mas eu não consigo doutor – Grupos dialógicos para a APS – Juntos nós podemos
Rio de Janeiro
Práticas
Novos horizontes para a educação permanente em saúde: alcançando as necessidades do SUS
Rio de Janeiro
Práticas
Informação em saúde preventiva nos meios de comunicação
Tocantins
Práticas
Estágio na comunidade: ações de educação em saúde realizadas na comunidade Vale da Cachoeira no municipio de Palmas (TO)
Tocantins
Práticas
Impactos da formação de trabalhadores sobre práticas relativas ao uso racional de medicamentos: experiência no contexto do Plano Regional de Educação Permanente em Saúde (Pareps)
São Paulo
Práticas
Projeto master chefinho
São Paulo
Práticas
Apoio técnico no SUS: criando oportunidades para a consolidação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES)
São Paulo
Práticas
Ação educativa para serviços ambulantes de alimentação no município de Campinas
São Paulo