Olá,

Visitante

Proced – Projeto de Capcitação e Educação em Diabetes

APRESENTAÇÃO/ INTRODUÇÃO Diabetes Mellitus (DM) é um importante e crescente problema de saúde mundial independente do grau de desenvolvimento do país. É responsável por 14,5% da mortalidade mundial por todas as causas. São fatores que contribuem para o aumento da prevalência: rápida urbanização, transição epidemiológica e nutricional, sedentarismo, excesso de peso, crescimento e envelhecimento populacional, maior sobrevida das pessoas com DM. A Pesquisa Nacional de Saúde (2013) estimou a prevalência do DM em 6,2% da população ?18 anos. No Brasil, mais de 70% da população é assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e através dele o cuidado a saúde é priorizado nas atividades de atenção primária como eixo fundamental para atenção a saúde.O Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia-CEDEBA, órgão da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, é um Centro de Referência para assistência ao Diabetes Mellitus e Endocrinologia à população referenciada. Tem como missão o atendimento especializado à população referenciada, capacitação e atualização de profissionais de saúde, além de assessorar a organização de serviços em sua área de atuação, e desenvolvimento de estudos e pesquisas em benefício da coletividade.O enfrentamento ao DM demanda mobilização de todas as esferas de organização social, a fim de reduzir os casos e racionalizar os custos sociais e econômicos. Ampliar a incorporação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento do DM é fundamental para assegurar ações integradas entre os diversos setores do setor saúde, garantindo-se desse modo, o acesso aos recursos necessários e a ampla participação comunitária, como estratégias para promover a saúde, reduzir a pobreza e estimular o desenvolvimento.Tendo como premissa a necessidade de modificar essa dura realidade, o CEDEBA, desenvolveu o Projeto de Capacitação e Educação em Diabetes-PROCED, alinhado ao Plano de Ações Estratégicas para o enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil (2011 – 2022) com inserção em dois dos seus Eixos prioritários: Eixo IIPromoção da Saúde cujo objetivo é fomentar iniciativas intersetoriais no âmbito público e privado, desencadeando intervenções e ações articuladas que promovam e estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis.Eixo III Cuidado Integral de DCNT cujo objetivo é fortalecer a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde – SUS, visando ao cuidado integrado para prevenção e o controle desses agravos. I.

II.

I.

Principal

Reine Marie Chaves Fonseca

sesab.dirpgd@saude.ba.gov.br

A prática foi aplicada em

Salvador

Bahia

Nordeste

Instituição

3a Avenida Centro Administrativo da Bahia, 320 - Centro Administrativo da Bahia, Salvador - BA

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Programa Saúde na Escola em Meio a Pandemia Covid-19: Experiência Exitosa em Benedito Novo – Sc
Santa Catarina
Práticas
Literacia para a Saúde na Puericultura odontológica: Experiência de Tele orientações na Aps.
Santa Catarina
Práticas
Impacto da Pandemia da Covid-19 na Educação Básica
Práticas
Monitoramento Como Estratégia de Enfrentamento À Covid 19
Paraíba
Práticas
Comissão de Integração Ensino e Serviço: Potencializando a Educação Permanente em Saúde
Paraíba
Práticas
Comissão de Integração Ensino e Serviço: Potencializando a Educação Permanente, a Formação em Saúde na Ii Macrorregião de Saúde
Paraíba
Práticas
Sistematização da Rotina das Salas de Vacina no Município de Quissamã/Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Capacitação dos Profissionais de Saúde para a Melhora da Qualidade de Vida do Paciente.
Rio de Janeiro
Práticas
Uso de Plantas Medicinais em Práticas Culinárias: uma Estratégia de Educação em Saúde
São Paulo
Práticas
Capacitação dos Profissionais para Ampliação da Testagem de Casos SUSpeitos de Covid-19: a Experiência do Nepp de Niterói.
Rio de Janeiro