Construída no Vale do Jaguaribe no interior do Ceará, Jaguaribara tem 11.295 habitantes, foi contemplada com projeto junto à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a qual proporcionou um espaço de divulgação, reflexão, debate e integração dos gestores e profissionais da saúde dos municípios da 10ª Região de Saúde do Ceará, sobre hipertensão arterial, diabetes mellitus e obesidade.
Objetivo: desenvolver educação permanente em saúde voltada para a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, direcionada os profissionais de saúde que atuam na atenção primária dos municípios da 10ª Região de Saúde. Inscrito na 1ª chamada pública de apoio a eventos técnico-científicos em Saúde em 2017, com apoio da OPAS, Jaguaribara foi contemplado com incentivo financeiro para realizar o 1º Seminário Regional de Prevenção de Doenças não transmissíveis. O evento foi em dezembro de 2017, em três dias, com carga horária de 24 horas, com profissionais e gestores da saúde da Atenção Básica dos 11 municípios da região, participaram em média 130 participantes, de diversas áreas da saúde. Foram realizadas exposições interativas.
Os conhecimentos construídos darão suporte para que os profissionais reflitam sobre suas práticas e façam adequações nas suas condutas. Entende-se que o perfil de morbimortalidade por doenças crônicas não transmissíveis, na região de saúde, será modificado com as novas estratégias abordadas no seminário, as quais serão implementadas em cada município. Recomendou-se a realização de outros eventos com abordagem de temáticas de importância para a região.
Rua dos Tabajaras, 268 - Praia de Iracema, Fortaleza - Ceará, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO