INTRODUÇÃO: Construída no Vale do Jaguaribe no interior do Ceará, Jaguaribara tem 11.295 hab., foi contemplada com projeto junto a Organização Pan- Americana de Saúde-OPAS, o qual proporcionou um espaço de divulgação, reflexão, debate e integração dos gestores e profissionais da saúde dos municípios da 10ª Região de Saúde do Ceará, sobre hipertensão arterial, diabetes mellitus e obesidade.
OBJETIVO: Desenvolver educação permanente em saúde voltada para a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, direcionada os profissionais de saúde que atuam na atenção primária dos municípios da 10ª Região de Saúde. METODOLOGIA: Inscrito na 1ª Chamada Pública de Apoio a Eventos Técnico-Científicos em Saúde 2017, com apoio da OPAS, Jaguaribara foi contemplado com incentivo financeiro para realizar o I Seminário Regional de Prevenção de Doenças não transmissíveis. O evento foi em dezembro de 2017, em três dias, com carga horária de 24 horas, com profissionais e gestores da saúde da Atenção Básica dos 11 municípios da região, onde participaram em média de 130 participantes, de diversas áreas da saúde. Foram realizadas exposições interativas
CONCLUSÃO: Os conhecimentos construídos darão suporte para que os profissionais reflitam sobre suas práticas e façam adequações nas suas condutas. Entende-se que o perfil de morbimortalidade por doenças crônicas não transmissíveis, na região de saúde, será modificado com as novas estratégias abordadas no seminário, as quais serão implementadas em cada município. Recomendou-se a realização de outros eventos com abordagem de temáticas de importância para a região.
Rua dos Tabajaras, 268 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE