Olá,

Visitante

Preparando para a Grande Mudança” Assistência ao Usuário Candidato a Cirurgia Bariátrica: uma Vivência na Rede de Atenção Básica do Município de Juruaia/Mg

ObjetivoGeral: Preparar para a Cirurgia Bariátrica Especifico: Capacitar quanto aos riscos e benefícios da cirurgia agilizar o tempo de espera para a cirurgia estabilização e controle das doenças crônicas promover qualidade de vida e emagrecimento saudável.MetodologiaAs ESF’s encaminham os candidatos à cirurgia para uma avaliação do Grupo preparatório ao procedimento. Após a triagem, o paciente é avaliado pela nutricionista, assistente social, médico, psicólogo e educador físico e inicia-se seu acompanhamento. Nesta fase, é indispensável que o indivíduo elimine 10% do seu peso inicial, e para tanto, ocorrem reuniões em grupo e individuais, com consultas e atividades físicas. Também são utilizados pelo grupo, ferramentas como a auriculoterapia e acompanhamento metabólico. O recurso financeiro dispendido na estratégia é mínimo, já que os profissionais da ESF’ II, do NASF, e da Academia da Saúde adequaram sua agenda e todo o material e espaço utilizados já fazem parte do consumo destas unidades.

A experiência deu-se inicio diante das dificuldades dos usuários com indicação para cirurgia bariátrica no tratamento Peri operatório, em 2014. Os mesmo se deslocavam por 120 km para o acompanhamento realizado pela Equipe de Referencia da Santa Casa de Poços de Caldas/MG. No sentido de garantir mais conforto e praticidade a estes usuários, a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e Academia da Saúde de Juruaia/MG, desenvolveu um trabalho semelhante ao da equipe de referência, onde todo o acompanhamento destes candidatos ao procedimento pudesse ser realizado na própria Unidade Básica de Saúde do município, pelo período de um ano. A motivação para a realização desta experiência foi principalmente relacionado ao conforto proveniente a redução do tempo de viagem e os riscos com a segurança no trânsito, maior adesão aos atendimentos realizados pelos profissionais garantindo um vínculo efetivo, proporcionando o emagrecimento saudável com qualidade de vida.

É possível notar muitos resultados positivos em relação a experiência, pois ele facilita e melhora a adesão dos usuários perante o processo da cirurgia bariátrica, reduz custos, efetiva o vínculo entre o serviços de porta de entrada e a população alvo, além de aproximar a saúde do obeso. Como conclusão da equipe ressalta-se que é gratificante notar os vários objetivos alcançados, bem como o reconhecimento da equipe cirúrgica da equipe regional da Santa Casa de Poços de Caldas-MG.

Principal

Monica Garcia Ribeiro

A prática foi aplicada em

MG

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Juruaia

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto Coração Forte: realização de exames de holter 24h (eletrocardiograma dinâmico), medição ambulatorial da pressão arterial em 24 (mapa 24h), eletrocardiograma de esforço (teste ergométrico), eletrocardiograma de repouso e ecocardiograma transtorácico no município de Belém do Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba.
Paraíba
Práticas
SOS CORAÇÃO
Rio de Janeiro
Práticas
Triagem Multidisciplinar de TEA em Petrópolis: uma parceria necessária e significativa.
Rio de Janeiro
Práticas
Assistência de média complexidade em município de pequeno porte: experiência de Mendes (RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Experiencia de Barra do Piraí no suporte as enfermidades cardiovasculares no leito de cuidados prolongados na rede de urgência e emergência do Médio Paraíba.
Rio de Janeiro
Práticas
O trabalho do assistente social no âmbito hospitalar: acolhimento e garantia de direitos.
Rio de Janeiro
Práticas
Indicadores de excelência do HMSJ em doação de órgãos para transplante
Santa Catarina
Práticas
Assistência Domiciliar Aos Pacientes do Serviço de Atenção Especializada em Ist/Aids do Município de Vila Velha-Es
Espírito Santo
Práticas
Experiência Regulação odontológica da Atenção Primária X Especialidades – Ceo
Paraíba
1 / 512345