Olá,

Visitante

Pré- Natal: Condição Fundamental para Um Parto Saudável ao Binômio.

ObjetivosEssa experiência visa demonstrar que diante de todas as dificuldades e impossibilidades de um município pequeno e com pouquíssimos recursos, ainda assim é possível desenvolver um trabalho humanizado e de qualidade.MetodologiaIniciando uma nova gestão em 2017, o novo gestor entende como necessidade e prioridade resgatar a questão dos partos realizados no município. Encorajada pelo atual prefeito a Secretária de Saúde em vigência contrata para Itaetê uma enfermeira obstetra. Em 01 de março de 2017 a enfermeira obstetra, juntamente com mais duas parteiras do município dão início a todo o resgate aos partos da cidade perpassando desde a Atenção Básica no que se refere a atualização, qualificação e consolidação do pré-natal, até a finalização que são os partos propriamente ditos. Respeitando sempre os critérios e políticas do HPP.

Itaetê é um município do interior do Estado da Bahia localizada as margens do Rio Paraguaçu na região da Chapada Diamantina com cerca de 16 mil habitantes e IDH de 0.572. Atualmente conta 100% de cobertura da Atenção Básica, distribuídas em, 3 Unidades na sede e 4 na zona rural, são cerca de 130 gestantes com grau de escolaridade em sua maioria fundamental incompleto, com idade entre 14 e 39 anos, solteiras, tendo como renda familiar o bolsa família. Para além da Atenção Básica o município conta com 01 NASF tipo I, 01 CAPS tipo I e um Hospital na modalidade HPP, no qual, é realizamos partos normais. A partir de março de 2017 um novo formato de acompanhamento e assistência foram dadas as gestantes e puérperas, assegurando a essas mulheres um cuidado continuo, sobretudo humanizado, antes, durante e depois do parto.

Tentamos de todos as forma, apesar das dificuldades inerentes do nosso sistema de saúde, proporcionar a essa gestante um parto humanizado, acolhedor e tranquilo. A atuação do Enfermeiro Obstetra é imprescindível para promover o Parto Humanizado, devolvendo o protagonismo do parto a quem é de direito que é o Binômio com participação ativa da família.

Principal

Grazielle Crisóstomo Nascimento da Silva

A prática foi aplicada em

Bahia

Nordeste

Instituição

Itaeté

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

22 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba
Práticas
V amostra Paraíba, aqui tem SUS
Paraíba
Práticas
Autonomia reprodutiva: empoderamento de mulheres em vulnerabilidade através da inserção do DIU
Paraíba
Práticas
Adote um sorriso: auto estima e saúde, buscar sorrisos felizes é nossa prioridade.
Paraíba
Práticas
Adesão às consultas de puericultura: uma intervenção na estratégia de saúde em Esperança – PB
Paraíba
Práticas
Descentralização do cuidado: levando as práticas de atividade física a população da zona rural
Paraíba
Práticas
Reterritorialização: desafios e avanços no município de Campina Grande-PB
Paraíba