Olá,

Visitante

Práticas Integrativas e Complementares em um Ambiente Humanizado nos Serviços do Sus: um Impacto Direto no Olhar dos Usuários

Aliando a adequação de um espaço físico degradado e por anos subutilizado, associado a montagem de um quadro de profissionais com formação extra curricular voltada para praticas integrativas e complementares, associado ao olhar humanizado da gestão, foi possível alcançar um atendimento de excelência, capaz de suprir as necessidades dos indivíduos tanto na assistência quanto na prevenção e reabilitação da saúde.

Demonstrar a viabilidade da aplicação das Práticas Integrativas e Complementares nos serviços de promoção e reabilitação para os usuários do SUS dentro da gestão municipal. o público alvo são os usuários do SUS cadastrados no Complexo de Saúde de Nazaré que são beneficiados nos diversos níveis de assistência e que tiveram incorporados aos cuidados convencionais, como: consultas médicas e não médicas em atenção especializadas e fisioterapia para reabilitação, às práticas voltadas ao cuidado continuado, humanizado e integral, como: ventosaterapia, auriculoterapia, quiropraxia, osteopatia, terapia manual, kinesio taping, liberação miofascial, pilates clínico, dry needling, drenagem linfática, massoterapia, hidroginástica.

Foram e vem sendo observados resultados que permeiam desde a prevenção dos agravos até a promoção, recuperação da saúde e reabilitação das lesões dos usuários contemplados com as práticas e assistência multiprofissional ofertadas no Complexo. Não passou despercebido a importância da participação social uma vez que a população sentiu-se estimulada a frequentar uma Unidade com ambientes acolhedores, climatizados e com acessibilidade, espaços terapêuticos e consultórios com orientações de plantas medicinais.em virtude da crescente demanda da população por assistência no âmbito da saúde, torna-se fundamental um olhar humanizado por parte da gestão. A valorização do papel de todos os profissionais envolvidos deixa claro que toda equipe trabalha para o bom funcionamento do SUS, além de fazer o usuário se sentir mais a vontade e integrado ao seu tratamento por sentir-se respeitado e bem acolhido.

Principal

Samantha Santana Falcão

samanthasfalcao@gmail.com

Coautores

Ana Flávia Mota Santana, Adriana Silva, Maria Clara Fernandes Pitanga Silva

A prática foi aplicada em

Nazaré

Bahia

Nordeste

Instituição

Rua Governador Luis Viana Filho

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Maria Clara Fernandes Pitanga Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Vigilância da Febre Amarela: Monotoramento Rápido da Cobertura Vacinal Contra Febre no Município de Rio Claro-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Vigilância das Síndromes Febris Agudas
Práticas
A Redução da Mortalidade Infantil no Município de Guarujá-Sp
São Paulo
Práticas
Promovendo e Fazendo a Saúde do Homem no Território
Tocantins
Práticas
Elaboração Coletiva de Um Guia Prático de Diluição de Medicamento Intravenoso Adulto
Rio de Janeiro
Práticas
Experiências no Enfrentamento da Febre Amarela no Município de Valença em 2018, os Desafios Ante Principais Peculiaridades do Município, Problemas e Desafios da Gestão Local de Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
“Implementação do Programa Seja Bem Vindo – Visita Aberta no Hospital de Pronto Socorro Canoas”
Rio Grande do Sul
Práticas
Ressignificação do processo de adolescer
Minas Gerais