- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
Os resultados alcançados foram facilitados pela forma de gestão participativa e horizontal com que o GT PICS atua. Utilizando tecnologia social de design de projetos, baseada em linguagem e práticas inclusivas que valorizam a sabedoria coletiva, os trabalhadores escolhem as atividades a serem executadas, pactuando prazos e resultados, e mantém registro em atas das decisões de forma a garantir a legitimidade das ações realizadas. (Dragon Dreaming, 2022) Também, pelo apoio da direção com a inserção de registros no Planejamento Institucional, disponibilização de recursos orçamentários para formação de novos terapeutas, aquisição de materiais permanentes e de consumo, e em processo de consolidação de espaço físico para as práticas presenciais.
Propor estratégias para a implementação das PICS na ENSP (Brasil, 2018), nas dimensões do cuidado, ensino e pesquisa. Baseado na PNPIC (Brasil, 2006), que considera o indivíduo na sua dimensão global – sem perder de vista a sua singularidade, quando da explicação de seus processos de adoecimento e de saúde, o GT vem apoiar, com a oferta das PICS, para a integralidade da atenção à saúde dos servidores, alunos, estagiários e usuários dos serviços de saúde. Métodos: o trabalho tem início na identificação dos trabalhadores e suas habilitações em PICS, e a partir disso foi elaborado um plano de capacitação e organização dos espaços para as ofertas, presenciais e remotas. Foi utilizada a ferramenta WhatsApp como canal para manter os terapeutas em contato, divulgando atividades disponíveis e ações realizadas, além de encontros virtuais e presenciais. A proposta foi atuar de forma interdepartamental, agregando profissionais de áreas e unidades diversas da Fiocruz.
Devido à falta de legislação da profissão de terapeuta em PICS, e para proteção institucional, os trabalhadores assinaram termo de compromisso para a atuação como voluntários. Muito ainda temos que realizar e consolidar. Temos vivenciado a receptividade das PICS por outros profissionais de saúde e o público atendido usuários do SUS e pelos trabalhadores como um todo. Em 1986, as primeiras práticas, hoje consideradas integrativas e complementares, foram ofertadas no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, que tem sido um apoiador importante na formação de novos terapeutas em PICS, liberação dos trabalhadores para participação em eventos científicos, na aquisição de materiais para atendimentos e na disponibilização de espaço físico.
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO